TRE-PE lançou Centro Regional de Combate à Desinformação
O lançamento foi feito na última sexta-feira (23)

Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou o Centro Regional de Combate à Desinformação, que visa enfrentar a divulgação de informações falsas, o uso indevido de tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), por exemplo. O lançamento foi feito na última sexta-feira (23).
O centro também promete uma apuração mais rápida e um centro de combate às fake news. Segundo o TRE-PE, todos os municípios do estado terminaram a apuração antes das 19h do dia 6 de outubro, quando acontece o primeiro turno das eleições municipais.
Em relação ao combate a fake news e ataque à democracia, estão entre as proibições a incitação ao ódio, ataques ao funcionamento das urnas eletrônicas, além das notícias falsas ou que desinformam. Essas denúncias devem ser feitas por meio dos canais oficiais da Justiça Eleitoral, como o aplicativo Pardal.
Em relação aos casos de uso da Inteligência Artificial, o magistrado destacou que existe a obrigação de as campanhas eleitorais informarem sobre o uso da tecnologia, sendo proibido o uso de "deepfakes", técnica que permite alterar um vídeo ou uma foto com ajuda de IA.
Apenas na primeira semana de campanha eleitoral, iniciada em 16 de agosto, o TRE-PE recebeu mais de mil denúncias, a maior parte sobre propaganda irregular dos candidatos.
Uma das maiores mudanças anunciadas pelo tribunal foi a ampliação dos pontos de distribuição dos resultados eleitorais, o que deve acelerar a apuração em todas as 184 cidades do estado. Segundo o TRE, são 122 pontos de distribuição dos resultados, em 96 municípios com cartório eleitoral - que já realizavam a transmissão diretamente para o TSE.
Nesta eleição, as demais 88 cidades sem cartório eleitoral vão ganhar autonomia de transmissão através de um dispositivo chamado de ponto de transmissão secundário (PTS) - equipamento parecido com um pen drive. Dessa forma, o estado vai ampliar os pontos de transmissão para quase 500.
O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, informou que é a primeira vez que todos os municípios vão poder fazer a transmissão dos resultados eleitorais diretamente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela totalização dos votos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
TRE-PE revoga cassação do prefeito e vice de Correntes após erro em documento
Tribunal informou que decisão equivocada foi retirada do processo e não...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Mais Médicos amplia atendimento e ensino no interior do Brasil
Com mais de R$ 1 bilhão investido em infraestrutura médica em mais de 100...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito e vice de Correntes por suspeita de abuso de poder
Decisão determina inelegibilidade de Edimilson da Bahia de Lima Gomes e...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Confira a programação da Semana Santa 2025 em Caruaru
Evento "Caruaru - Lugar Sagrado" acontece de 18 a 20 de abril com...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
SISMUC realiza assembleia com servidores associados de Caruaru
Objetivo é reunir lactaristas, motoristas, auxiliares, assistentes sociais,...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Festival do Jeans de Toritama divulga programação de shows
Evento chega à 23ª edição e ocorre de 30 de abril a 3 de maio