SDS anuncia iniciativa para executar mais de 13 mil mandados de prisão em Pernambuco
Pernambuco ocupa a oitava posição no país em relação ao maior número de mandados não executados.
Foto: Google Imagens
A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco tomou uma medida proativa para abordar a preocupante questão dos mandados de prisão não cumpridos no estado. Essa decisão foi anunciada na última sexta-feira (11), em resposta ao cenário alarmante de aproximadamente 13.480 decretos judiciais em aberto, conforme revelado pela coluna Segurança há menos de um mês.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pernambuco ocupa a oitava posição no país em relação ao maior número de mandados não executados. Alguns desses mandados remontam a mais de uma década, deixando suspeitos de crimes graves em liberdade.
A portaria que estabelece a formação deste grupo de trabalho ressalta a gravidade do problema, que coloca em risco a população ao manter criminosos perigosos soltos e confiantes na impunidade.
O principal objetivo do grupo de trabalho é otimizar, mapear e coordenar a execução dos mandados de prisão em aberto, através da criação e implementação de ações conjuntas. A coordenação do grupo, com uma duração de 90 dias, ficará a cargo do secretário executivo de Defesa Social, Alexandre Alves. O grupo também contará com a participação da chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Tibério César dos Santos, além de representantes dos setores de inteligência das duas instituições e da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da SDS.
A Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Pernambuco (OAB-PE) também está ativamente envolvida na questão, anunciando a criação de um grupo para analisar as possíveis razões por trás do acúmulo de mandados de prisão pendentes. O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, reiterou a importância de priorizar os casos mais graves ao procurar o governo do estado, Polícia Civil, Polícia Militar e Poder Judiciário.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Vereador reeleito é assassinado em São João, no Agreste
Renato Virgulino, do Republicanos, foi morto a tiros na zona rural de São...
- Por REDAÇÃO
- 24/09/2024
Deolane Bezerra é solta na tarde desta terça (24)
Advogada foi presa no Recife em 4 de setembro
- Por REDAÇÃO
- 30/08/2024
Prefeito de Sertânia passa por cirurgia e continua internado após ataque
O delegado a frente do caso disse que o suspeito ainda não foi localizado
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2024
Caruaru registra três homicídios em menos de 12 horas
Além dos homicídios, também houve uma tentativa de morte na cidade
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2024
Dois celulares são roubados ou furtados por minuto no Brasil
Aparelhos são porta de entrada para outros crimes como golpes virtuais
- Por REDAÇÃO
- 27/05/2024
Recém-nascida é baleada dentro do Hospital Barão de Lucena; polícia investiga
A menina havia nascido cinco horas antes do ocorrido