
Saiba quem é Padre Airton Freire, da Fundação Terra, investigado por envolvimento em crime de estupro em Pernambuco
O Padre foi proibido de exercer as funções sacerdotais

Foto: Divulgação
Após ser denunciado por suposto envolvimento em um crime de estupro, o padre Airton Freire, de 66 anos, criador da Fundação Terra, foi afastado das atividades religiosas após decreto da Diocese de Pesqueira.
Com sede em Arcoverde, no Sertão, a organização não governamental, que carrega a identidade do padre, ficou conhecida pelos trabalhos sociais realizados com milhares de famílias em Pernambuco e no Ceará.
Autor de cerca de 100 livros e diversos discos de músicas, padre Airton Freire está proibido de exercer as funções sacerdotais após ser suspenso por meio do documento assinado pelo bispo Dom José Luiz Ferreira Salles.
Após as acusações, a Fundação Terra disse, por meio de nota, que o padre "se sente injustiçado por denúncias de atos ilícitos que jamais cometeu, movidas por interesses que ainda não estão claros".
A personal stylist Silvia Tavares de Souza denuncia o padre Airton Freire de ter participado de um estupro em agosto de 2022 em propriedade da Fundação Terra. O crime de estupro, segundo a mulher, foi praticado a mando do padre, por um motorista dele, chamado Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos.
Sílvia Tavares disse que frequentava retiros espirituais organizados pelo padre desde 2019, na Fazenda Malhada, em Arcoverde, no Sertão do estado, e que participou de, pelo menos, 25 desses eventos religiosos. Os dois teriam se conhecido quando ela buscou a ajuda dele para tratar uma depressão.
O caso corre em segredo de Justiça e é investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Polícia Civil, que receberam a denúncia em novembro e dezembro de 2022, respectivamente.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/03/2025
MPPE devolve investigação sobre morte de menino de 2 anos à Polícia Civil; mãe se defende
Mãe da criança pede justiça nas redes sociais após MPPE devolver...
- Por REDAÇÃO
- 17/03/2025
Polícia Civil conclui inquérito sobre morte de criança em Tabira
Polícia Civil indicia dois responsáveis e envia inquérito sobre a morte de...
- Por REDAÇÃO
- 28/02/2025
Foragido desde 2023, motorista do padre Airton é preso acusado de estupro
Jailson Leonardo da Silva estava foragido desde 2023 e foi detido pela...
- Por REDAÇÃO
- 24/12/2024
Governo edita decreto para disciplinar uso da força em ações policiais
Uso de arma de fogo deve ser feito como medida de "último recurso"
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Vereador reeleito é assassinado em São João, no Agreste
Renato Virgulino, do Republicanos, foi morto a tiros na zona rural de São...
- Por REDAÇÃO
- 24/09/2024
Deolane Bezerra é solta na tarde desta terça (24)
Advogada foi presa no Recife em 4 de setembro