
Qualificação profissional para mulheres egressas do Sistema Prisional será lançada em Caruaru
Parceria entre Senac, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Conselho Nacional de Justiça e Prefeitura de Caruaru viabiliza a iniciativa

Foto: Divulgação
O Centro de Convenções do Senac, em Caruaru, recebe o lançamento do projeto Corte e Recomeço, nesta terça (25). A iniciativa busca qualificar 20 mulheres, egressas do Sistema Prisional ou familiares de egressos, com cursos na área de Beleza. O projeto é desenvolvido pelo Senac em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça e Prefeitura de Caruaru, por meio do Escritório Social e Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome.
A capacitação terá cinco etapas ao longo de quatro meses. Na primeira fase, as participantes farão o curso de Cabeleireiro Assistente, com 230 horas/aula. Depois, participarão das oficinas Socioemocional e de Inovação e Tecnologia. Em seguida, terão aperfeiçoamento profissional com os cursos Básico de Maquiagem e Básico de Corte de Cabelo e Escova. A formação se encerra com oficinas de Gestão e Formalização do Negócio, voltadas ao empreendedorismo. Para ingressar no projeto, as mulheres precisaram estar acompanhadas pelo Escritório Social, demonstrar interesse na capacitação e ter disponibilidade para participar das atividades.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, destacou a importância da educação profissional para a transformação social. "Nós acreditamos no poder transformador da educação. Através do projeto Corte e Recomeço, estamos proporcionando mais do que qualificação profissional, estamos abrindo caminho para que essas mulheres possam reconstruir suas histórias, tenham autonomia, uma profissão e oportunidade de fonte de renda. Iniciativas como essa, reforçam o papel da educação como agente de mudança", afirmou.
A juíza Lorena Victorasso, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, ressaltou a relevância do projeto na inclusão social. "A passagem pelo cárcere deixa marcas profundas na vida da pessoa egressa, suas famílias e na sociedade. As dificuldades para a (re)integração social são significativas. Instituições e sociedade precisam estar comprometidas com essa transformação. O projeto foca no público feminino que enfrenta vulnerabilidades específicas e tem papel fundamental na estruturação de suas famílias. Ao apoiar essas mulheres, esperamos contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva", disse.
Programação
O evento de lançamento do projeto Corte e Recomeço começa às 14h, com apresentação do projeto. Em seguida, ocorre um bate-papo sobre o setor de Beleza, com Armando Nascimento, docente do Senac. Para encerrar, uma egressa do Sistema Prisional compartilhará sua experiência profissional. O evento também marca a aula inaugural do curso de Cabeleireiro Assistente, que terá início na quarta-feira (26).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Confira a programação da Semana Santa 2025 em Caruaru
Evento "Caruaru - Lugar Sagrado" acontece de 18 a 20 de abril com...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
SISMUC realiza assembleia com servidores associados de Caruaru
Objetivo é reunir lactaristas, motoristas, auxiliares, assistentes sociais,...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Festival do Jeans de Toritama divulga programação de shows
Evento chega à 23ª edição e ocorre de 30 de abril a 3 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Ibama divulga locais de prova do concurso 2025 para 460 vagas
Exame está marcado para dia 6 de abril em todas as capitais
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
EaD em alta no Brasil: estudo mapeia o perfil do estudante da modalidade
Pesquisa do Instituto Yduqs revela as características dos estudantes de...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Prefeitura de Caruaru abre concurso público com 36 vagas; veja cargos e salários
Salários vão de R$ 1.518,00 a R$ 5.000,00 para cargos de níveis médio e...