Cerca de 500 mil beneficiários de todo o Brasil participarão do projeto-piloto, que tem como objetivo implantar a alternativa no país ainda neste ano. A prova de vida é realizada todos os anos por aposentados e pensionistas
Foto: Reprodução/Internet
A partir do dia 20 de agosto, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) iniciará o projeto-piloto para implantar a nova alternativa de realização da prova de vida, que será feita através do celular, por meio de biometria facial, como uma espécie de selfie. Participarão, na primeira etapa do processo, cerca de 500 mil beneficiários de todo o Brasil. O intuito é que a ferramenta esteja disponível para os segurados ainda neste ano, caso os resultados do teste sejam positivos.
Durante entrevista ao programa CBN Recife, o advogado, especialista em direito previdenciário, Rômulo Saraiva, ressaltou que a prova de vida é fundamental para evitar a ocorrência de fraude de pessoas que utilizam os dados dos beneficiários falecidos e continuam recebendo os recursos. Devido à pandemia, a prova de vida está suspensa até o dia 30 de setembro, mas a ideia é que o projeto piloto seja executado a partir de agora e expandido por todo território nacional para permitir a prova de vida de maneira fácil, acessível e segura. “As pessoas têm características próprias, não apenas em relação a identidade, mas a distância entre os olhos, o tamanho do queixo, a linha da mandíbula, o formato do nariz e do olho, tudo isso são variáveis que o sistema de biometria do INSS haverá de ser considerado”, aponta o advogado.
Confira outras informações na entrevista completa com Rômulo Saraiva, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...