Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Projeto de Lei busca reconhecimento nacional para espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


Por: REDAÇÃO Portal

Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Federal e segue para aprovação do Senado.

Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Federal e segue para aprovação do Senado.

Foto: Everton Freitas / TV Asa Branca

29/09/2023
    Compartilhe:

Um projeto de lei aprovado na Câmara Federal tem como propósito conceder ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, o status de Manifestação da Cultura Nacional. Agora, o projeto seguirá para aprovação no Senado.

A peça teatral já ostenta o título de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Estado de Pernambuco e, caso o projeto seja aprovado, poderá ser reconhecida como Manifestação Cultural Nacional pela lei federal. A iniciativa do projeto partiu do deputado Felipe Carreras (PSB-PE) e foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.

Para o deputado Felipe Carreras, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Entretenimento, a cultura desempenha um papel crucial como patrimônio e motor da economia, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento.

Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral e Fazenda Nova, responsável pela produção do espetáculo, vê a possível conquista do título de Manifestação Cultural Nacional como motivo de orgulho para todos os pernambucanos e um reconhecimento do legado deixado pelos idealizadores da cidade-teatro, Plínio e Diva Pacheco.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma tradição que acontece desde 1968, atraindo mais de 4 milhões de espectadores ao longo de sua história. A encenação ocorre durante a Semana Santa no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, e tem implicações para o turismo em Pernambuco, movimentando a rede hoteleira em locais como Recife, Porto de Galinhas, Gravatá e Caruaru. Personalidades frequentemente integram o elenco, e o evento gera cerca de R$ 200 milhões em negócios relacionados à produção, mídia, comércio, artesanato, hospedagem e transporte turístico no estado.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook