Projeto de Lei busca reconhecimento nacional para espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Federal e segue para aprovação do Senado.
Foto: Everton Freitas / TV Asa Branca
Um projeto de lei aprovado na Câmara Federal tem como propósito conceder ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, o status de Manifestação da Cultura Nacional. Agora, o projeto seguirá para aprovação no Senado.
A peça teatral já ostenta o título de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do Estado de Pernambuco e, caso o projeto seja aprovado, poderá ser reconhecida como Manifestação Cultural Nacional pela lei federal. A iniciativa do projeto partiu do deputado Felipe Carreras (PSB-PE) e foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.
Para o deputado Felipe Carreras, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Entretenimento, a cultura desempenha um papel crucial como patrimônio e motor da economia, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento.
Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral e Fazenda Nova, responsável pela produção do espetáculo, vê a possível conquista do título de Manifestação Cultural Nacional como motivo de orgulho para todos os pernambucanos e um reconhecimento do legado deixado pelos idealizadores da cidade-teatro, Plínio e Diva Pacheco.
A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma tradição que acontece desde 1968, atraindo mais de 4 milhões de espectadores ao longo de sua história. A encenação ocorre durante a Semana Santa no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, e tem implicações para o turismo em Pernambuco, movimentando a rede hoteleira em locais como Recife, Porto de Galinhas, Gravatá e Caruaru. Personalidades frequentemente integram o elenco, e o evento gera cerca de R$ 200 milhões em negócios relacionados à produção, mídia, comércio, artesanato, hospedagem e transporte turístico no estado.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...