Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Possível navio responsável por vazamento de óleo é identificado pela Ufal

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

De acordo com o pesquisador, a embarcação apontada transporta óleo cru entre a Venezuela e dois países da Ásia

De acordo com o pesquisador,  a embarcação apontada transporta óleo cru entre a Venezuela e dois países da Ásia
18/11/2019
    Compartilhe:

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou ter identificado um navio que seria responsável pelo vazamento de óleo no litoral nordestino. O nome da embarcação e a sua bandeira não foram divulgados, mas não se trata de nenhuma das cinco apontadas pela Marinha como as principais suspeitas pelo derramamento. O cargueiro teria partido da Ásia em direção à África. 

O coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Ufal, Humberto Barbosa, em entrevista concedida ao programa CBN Recife, destacou como foi feita a análise longa e aprofundada para chegar à possível suspeita. “Duas peças foram importantes. A primeira foram as imagens de satélites do dia 24 de  julho de 2019, que mostra nitidamente um rastro de derramamento de óleo no norte do Rio Grande do Norte. A segunda mancha mais recente agora, na Costa Leste da Paraíba que foi registrada pelo satélite no dia 19 de julho, essas são as informações que fizeram com que a gente colocasse como evidências e também amarrasse com datas importantes como 30 de agosto, as primeiras manchas, os primeiros impactos, ali na praia do conde, na região da paraíba”, explica o pesquisador. 

Na ocasião, ele ressaltou que foram selecionados 111 navios possíveis, que são responsáveis pelo transporte de óleo cru, para o estudo. “Fomos olhando navio por navio, a trajetória para identificarmos alguma anomalia que pudesse justificar aquela mancha do dia 24 de julho e foi quando já nos últimos navios analisados, de 111, que a gente encontrou um navio com um comportamento extremamente fora da curva ou da trajetória que normalmente ele faz, durante o ano todo, transportando óleo cru entre a venezuela e dois países da ásia”, pontua Humberto. De acordo com ele, os dados coletados serão encaminhados ao Senado Federal no próximo dia 21, quando haverá uma audiência pública da comissão externa que acompanha as investigações.

Confira a entrevista  completa com Humberto Barbosa no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook