A importância dessas políticas para a qualidade de vida da terceira idade.
Foto: Google Imagens
Em 10 anos, o Brasil terá o quinto maior contingente de idosos do mundo e o número de pessoas com idade de 60 anos irá superar o número de crianças e adolescentes na faixa dos 0 aos 14 anos de idade no País. Políticas públicas direcionadas aos idosos beneficiam a população como um todo. Uma cidade que pensa e acolhe seus idosos é um espaço inclusivo para os cidadãos de qualquer idade. Calçadas projetadas adequadamente para os idosos transitarem também se tornam inclusivas à locomoção dos cadeirantes - que não são só idosos. Vizinhanças seguras encorajam os idosos, mas também mulheres e crianças a saírem e desfrutarem mais do espaço comum.
Evidentemente não há uma fórmula pronta para transformar qualquer cidade em amiga do idoso, conforme proposição da Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro passo é ouvir atentamente a quem está nessa fase da vida e enfrenta cotidianamente os desafios subjetivos e objetivos dessa experiência. A promoção de cidades prósperas relaciona-se ao bem-estar dos seus idosos residentes em termos de participação social, saúde e segurança.
Para falar mais sobre o assunto, a CBN Caruaru entrevistou a advogada e ex presidente da comissão do idoso da OAB Caruaru, Rita de Cássia Farias.
Clique no play acima para ouvir.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...