Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros não se lembra em quem votou para deputado
Levantamento mostra ainda que quase 80% dos entrevistados não têm vontade de participar da vida política em suas cidades.
Foto: TSE
Com menos de um ano para as próximas eleições legislativas, um novo levantamento do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), em colaboração com o Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), traz resultados alarmantes. De acordo com a pesquisa, que será divulgada na próxima quarta-feira (25), cerca de 70% dos brasileiros não conseguem se lembrar em quem votaram para deputado estadual, deputado federal e senador nas eleições de outubro de 2022.
O trabalho de campo foi realizado em setembro deste ano e revelou variações específicas nos números com base em critérios como renda e escolaridade. Apenas 44% dos entrevistados com renda acima de cinco anos mínimos e 42% dos que possuem ensino superior conseguem registrar seus votos para deputado federal. No grupo de entrevistados que recebe até um salário mínimo, o percentual é de lembrança de apenas 21%. Além disso, apenas 23% das pessoas com ensino fundamental conseguiram registrar qual candidato recebeu seu voto para a Câmara Federal.
A pesquisa também aponta que 78% dos entrevistados afirmaram que não têm vontade alguma de participar da vida política de suas cidades, enquanto apenas 8% afirmaram ter “muita vontade”, e 13% afirmaram ter “alguma vontade”.
Quando questionados sobre as prioridades que os políticos deveriam adotar, a maioria dos entrevistados colocou a qualidade da saúde como principal. Em segundo lugar, aparecem melhorias na educação, e em terceiro, o incentivo à geração de empregos.
Levando em consideração as diferenças regionais, a geração de empregos como prioridade é mais focada nas regiões Norte e Centro-Oeste, enquanto a redução da violência se destaca no Nordeste.
A Pesquisa Nacional sobre Democracia entrevistou 2.000 pessoas com 16 anos ou mais, em 127 municípios, em setembro de 2023, utilizando entrevistas presenciais como online. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...