Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Pesquisa aponta que o Brasil ocupa o 104° lugar no ranking da saúde da mulher


Por: REDAÇÃO Portal

Público representa 51% da população brasileira e ainda enfrenta desafios em relação aos cuidados com a saúde

Público representa 51% da população brasileira e ainda enfrenta desafios em relação aos cuidados com a saúde

Foto: Divulgação

27/05/2024
    Compartilhe:

O Índice Global de Saúde da Mulher, realizado em mais de 122 países, revelou que cerca de 1.5 bilhão de mulheres com mais de 15 anos não visitaram o médico ou fizeram exames preventivos ao longo dos últimos anos. A edição também apresenta as condições que mais afetam a saúde feminina, entre elas estão: doenças cardíacas, sobrepeso, obesidade, HPV, doenças sexualmente transmissíveis e câncer. De acordo com o índice, o Brasil ocupa o 104° lugar no ranking e ainda enfrenta diversos desafios para assegurar a longevidade desse público que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa hoje 51% da população. 

Segundo o Ministério da Saúde, 77,4% dos óbitos de mulheres são evitáveis, quando os devidos cuidados são adotados. Esse quadro que prejudica a saúde feminina se deve, principalmente, à dupla jornada que une atenção ao trabalho e à família, o que leva a não realização de exames periódicos. 

Observar os sinais e manter o acompanhamento com o ginecologista é a melhor forma de identificar e tratar transtornos precocemente. Além dos exames adequados para cada faixa etária, é importante conversar com o especialista em ginecologia sobre sexualidade e planejamento reprodutivo. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook