Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Palestra com Gabriel Chalita traz reflexões sobre sonhos e angústias de professores


Por: REDAÇÃO Portal

Realizado pelo Centro Universitário UniFavip, evento virtual é gratuito e aberto ao público

Realizado pelo Centro Universitário UniFavip, evento virtual é gratuito e aberto ao público

Foto: Divulgação

18/03/2021
    Compartilhe:

Em momentos de incertezas, os sonhos são, muitas vezes, suplantados pelos medos. Quando se trata de uma pandemia global que há um ano está no Brasil, os sentimentos de impotência e incerteza afloram. Mas, quando se é professor e inspiração para centenas de alunos, como lidar com essas sensações? 

Para tratar sobre o tema, o Centro Universitário UniFavip realiza uma palestra online nesta terça-feira (23) com o professor e filósofo Gabriel Chalita. Voltado a professores, coordenadores e diretores escolares, o encontro virtual acontece às 17h, em transmissão via link enviado após a inscrição no site: https://www.even3.com.br/escolaemfoco/ , com a mediação da administradora e docente Barbara Fonseca, e as inscrições são gratuitas e abertas ao público. Após o evento, os participantes recebem certificado.  

Na palestra, serão abordados temas, como as mudanças nos processos de ensino e aprendizagem com a tecnologia, as perspectivas da educação e de questões cognitivas, sociais e emocionais após a pandemia, bem como sonhos coletivos e medos contemporâneos. "O professor é humano e tem direito de ter medo. O professor é o sopro iluminador dos sonhos. Nesse dual cotidiano, precisamos dar instrumentos para que o professor continue a realizar o seu ofício", define Chalita. 


A coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do Centro Universitário UniFavip, Georgia Galvão, vivencia os desafios atuais na vida pessoal e no cotidiano de docente. Nesta última, a pandemia forçou-a a se reinventar e acelerar estratégias que seriam vivenciadas em um futuro relativamente distante. 

Um dos aspectos que demandou esta rápida revisão de procedimentos foi a comunicação através do uso de ferramentas tecnológicas, conforme explica Galvão. "Este período de pandemia alterou a rotina de todos os profissionais da educação, tanto na sua vida pessoal como profissional. É um momento em que o isolamento social se faz necessário para preservar a vida de todos. Assim, é, sem dúvida, o maior desafio da atualidade na formação profissional e o uso de estratégias educacionais com o protagonismo do estudante foi reforçada. Para melhorar o processo de aprendizagem, passamos a utilizar as plataformas digitais, as web conferências, os aplicativos de mensagens e os laboratórios digitais, entre outras ferramentas, trazendo uma sensação de proximidade dos professores e estudantes, mesmo cada um em sua casa. Não é fácil, mas o uso da tecnologia foi uma estratégia eficaz para salvar vidas.", completa o docente.  
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook