Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Operação Resgate II: empregada doméstica em situação análoga à escravidão é resgatada pelo MPT em Pernambuco

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A mulher tem 49 anos e foi dada, pela mãe, à família, aos 10 anos de idade. O resgate aconteceu em 18 de julho

A mulher tem 49 anos e foi dada, pela mãe, à família, aos 10 anos de idade. O resgate aconteceu em 18 de julho

Foto: Rosanne D'Agostino/g1

28/07/2022
    Compartilhe:

A Operação Resgate II resgatou uma empregada doméstica que estava em situação análoga à escravidão, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. A mulher tem 49 anos e foi dada, pela mãe, à família, aos 10 anos de idade. O resgate aconteceu em 18 de julho, fazendo parte dos 337 casos inspecionados pelo Ministério Público do Trabalho. Ao todo foram arrecadados R$3,8 milhões em verbas salariais e rescisórias em ações de fiscalização por 22 estados e no Distrito Federal. A empregada doméstica cuidava de dois filhos com deficiência da dona da casa, além de ser responsável por afazeres domésticos, sem receber nenhuma remuneração ou férias. Também foi constatado que a mulher nunca frequentou a escola, não saia da residência sem supervisão de alguém da família e nem tinha contato com parentes.

De acordo com Débora Tito, Procuradora do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, o trabalhador resgatado recebe uma assistência e também lhe é assegurado todos os direitos de acordo com a vigência do tempo trabalhado. Diante do cenário pandêmico, o número de casos de situação análoga à escravidão mostrou um expressivo aumento, é o que afirma a Procuradora.

Débora Tito ainda comenta que apesar das denúncias também estarem aumentando, infelizmente existem casos de reincidência.

Denúncias podem ser feitas aqui, através do site do MPT, agências do trabalho, Ong 's ou pelo aplicativo Pardal, disponível para sistemas Android e IOS.  O anonimato do denunciante é uma opção no momento do registro.

Confira mais informações na reportagem de Guilherme Camilo disponível no play acima
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook