Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Home Center e ONG internacional Love Fútbol realizam o terceiro projeto comunitário em Garanhuns.


Por: REDAÇÃO Portal

O projeto da Quadra Poliesportiva do Quilombo Castainho será dividido em três etapas: Dois mutirões e a inauguração da quadra.

O projeto da Quadra Poliesportiva do Quilombo Castainho será dividido em três etapas: Dois mutirões e a inauguração da quadra.

Foto: Divulgação

21/02/2022
    Compartilhe:

Após a construção da Arena COHAB I, em 2018, e a revitalização do ginásio da Escola Miguel Arraes, no Parque Fênix, em 2019, a Ferreira Costa e a love.fútbol, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, iniciam a construção de uma quadra poliesportiva no Quilombo Castainho. 

O Quilombo foi fundado no ano de 1695 por negras e negros fugidos do massacre que destruiu o Quilombo dos Palmares. Com isso, o Castainho é uma das seis comunidades quilombolas de Garanhuns, territórios marcados pela cultura ancestral, pela luta e pela resistência. 

Na próxima terça-feira, dia 22 de fevereiro, a partir das 7h da manhã, será realizado o primeiro mutirão de construção do projeto, quando voluntários da própria comunidade construirão a base de concreto da quadra, além de realizar a construção da estrutura de uma horta comunitária dentro da escola, atividades de coleta de lixo, entre outras. Em março está prevista a realização do segundo e último mutirão do projeto, que será inaugurado no mês de abril. 

O desenvolvimento do espaço conta desde sua concepção com o protagonismo da comunidade, que junto à love.fútbol, participa de todo o planejamento, construção e após sua inauguração, da manutenção do equipamento. “O objetivo é que o espaço desenvolvido traduza a identidade da comunidade e sirva como um centro de esportes, lazer e convivência para o Quilombo Castainho e as demais comunidades tradicionais de Garanhuns.” (Pedro, Gestor de Projetos da love.fútbol.) “O espaço pode ser uma plataforma importante para fortalecer a união entre os quilombos e potencializar o resgate cultural dessas comunidades.” (Geciane, ex-gestora da Escola Virgília Garcia Bessa). 

O equipamento que será construído ao lado da Escola Municipal Virgília Garcia Bessa, será o primeiro espaço desenvolvido para prática de esportes e lazer da história dessas comunidades, cujas populações somam mais de 4 mil moradores, sendo 206 famílias somente no Quilombo Castainho.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook