Nutricionista orienta sobre alimentação no período junino
Com cautela nas porções, é possível saborear os pratos típicos dessa época
Foto: Divulgação
Pamonha, canjica, mungunzá, bolos, pé de moleque e milho cozido ou assado são exemplos de pratos típicos do São João. Porém, apesar de serem apetitosos e nutritivos, o consumo deve ser feito com cautela devido ao fato de serem alimentos calóricos.
“É importante consumir esses alimentos com prudência, pois são pratos ricos em carboidratos e calóricos. Para quem gosta de cozinhar e colocar a mão na massa, é indicado atentar-se à quantidade de açúcar e sal no preparo. Utilizar açúcar em grandes quantidades, na hora de fazer uma receita, pode ocasionar problemas na saúde como diabetes, obesidade, além de dificultar o processo de emagrecimento. Já o uso excessivo do sal leva ao aumento do risco de doenças crônicas como hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras”, explica o coordenador do curso de Nutrição da UNINASSAU Caruaru Jefferson Arruda.
O milho, ingrediente presente em grande parte dos pratos do São João, o professor acrescenta que, nutricionalmente, esse alimento possui vitaminas do complexo B e carotenoides, compostos bioativos que atuam na prevenção de doenças. Além disso, também contribuem com a saúde da pele e ocular. “O milho natural, aquele com a palha, tem fibras importantes para o funcionamento intestinal. Já os enlatados contam com alta concentração de sódio e aditivos e devem ser evitados”, orienta o nutricionista.
Para as pessoas que são intolerantes ao glúten e lactose, mas que querem consumir o milho, devem evitar misturas com leite, trigo e aveia. Para quem tem diabetes, o indicado é substituir o açúcar dos pratos pelos adoçantes naturais como xilitol, stevia e eritritol.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...