Memorial Mestre Manuel Eudócio é reinaugurado após reforma
A reforma foi realizada pela Manifesta, marca que se inspirou na arte da família Eudócio
Foto: Divulgação
Em pleno mês de junho, em meio às festividades juninas, Caruaru recebe de volta mais um ponto turístico para quem quer conhecer a arte do barro no Alto do Moura: o Memorial Mestre Manuel Eudócio. O espaço esteve fechado nos últimos cinco anos e será reinaugurado nesta terça-feira, 11, a partir das 19h.
A reforma do museu foi realizada pela Manifesta, que, recentemente, lançou sua nova coleção inspirada nas obras de Manuel Eudócio e seus filhos, e tem projeto do arquiteto Carlos Plácido, do Plácido Arquitetura.
Manuel Eudócio foi um dos mais renomados mestres do barro do Brasil, nasceu e viveu no Alto do Moura, onde dedicou sua vida à criação de peças que retratam a cultura e o cotidiano nordestino. Considerado um discípulo de Mestre Vitalino, Eudócio perpetuou a tradição do Alto do Moura como uma das maiores concentrações de artesãos em barro do mundo e foi reconhecido nacionalmente por sua arte.
O Memorial Mestre Manuel Eudócio é um espaço dedicado a preservar a memória e o legado do artesão, abrigando suas obras, documentos e objetos pessoais que contam a história de sua vida e trabalho. Com a reforma, o memorial foi revitalizado e ampliado, proporcionando uma experiência ainda mais rica e imersiva para os visitantes.
Sendo uma marca de moda pernambucana que desenvolve coleções inspiradas em obras e artistas pernambucanos, a Manifesta esteve em contato direto com registros de Manuel Eudócio durante o processo de desenvolvimento da nova coleção e, por isso, liderou a iniciativa de restauração do memorial.
A data de reinauguração do Memorial Mestre Manuel Eudócio coincide com o período de maior fluxo de turistas em Caruaru, atraídos pelo maior São João do Mundo. Assim, visitantes de todo o Brasil terão a oportunidade de explorar um novo espaço cultural que homenageia um dos maiores ceramistas do país.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...