Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Mais um bebê morre à espera de vaga de UTI infantil em Pernambuco

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A menina Giovanna Amélia não resistiu após quatro dias na fila por um leito de terapia intensiva

A menina Giovanna Amélia não resistiu após quatro dias na fila por um leito de terapia intensiva

Foto: Pexels

24/05/2022
    Compartilhe:

Mais um bebê morreu à espera de uma vaga de UTI infantil em Pernambuco. A menina Giovanna Amélia de 1 mês e 17 dias, que estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Curado, em Jaboatão dos Guararapes, não resistiu após quatro dias na fila por um leito de terapia intensiva. 

Além dela, o bebê Ravi de 11 meses também faleceu por problemas respiratórios antes de ser transferido para uma UTI pediátrica. Ele estava internado no Hospital Barão de Lucena, unidade de saúde que receberá reforço de médicos pediatras, de acordo com a Secretaria de Saúde (SES-PE). 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital, deu o prazo de cinco dias para que a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) comprove a lotação dos três médicos pediatras nomeados para atuar no Hospital Barão de Lucena, uma das soluções apontadas para diminuir o agravamento do problema da falta de leitos infantis no estado. A saúde do estado (SES-PE) deverá encaminhar também cópia do pedido dirigido à Secretaria de Administração (SAD) para autorizar nova seleção simplificada para contratação temporária de neonatologistas, intensivistas e cirurgiões pediátricos para atuar no Hospital Barão de Lucena, indicando qual a data prevista para sua deflagração.

De acordo com o Ministério Público, com a ação, é esperada uma regularização na falta de profissionais de saúde, no momento em que o número de bebês e de crianças à espera de leitos de UTI e, agora, também de mortes infantis por doenças respiratórias em Pernambuco permanecem crescentes.

Ouça a nota da repórter Marcelle Reis, clicando no play acima,

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook