Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Janeiro Roxo: tratamento gratuito de hanseníase é oferecido em Caruaru


Por: REDAÇÃO Portal

O tratamento é ofertado, gratuitamente, e o paciente permanece em acompanhamento até o término do mesmo

O tratamento é ofertado, gratuitamente, e o paciente permanece em acompanhamento até o término do mesmo

Foto: Divulgação

10/01/2022
    Compartilhe:

Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, contagiosa e que  tem cura, mas, se não for tratada, pode deixar sequelas. Em Caruaru, o tratamento é oferecido, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde, geralmente, é realizado o diagnóstico. 

A pessoa com suspeita de hanseníase deve procurar a UBS mais próxima da sua casa, onde passará por uma avaliação para identificar se a "mancha" na pele é decorrente de fungos ou é sugestivo de hanseníase. Na unidade também serão solicitados os exames para a confirmação do diagnóstico. Caso constatada a doença, o paciente recebe a orientação médica necessária e os medicamentos para o tratamento, que pode ser de seis ou 12 meses, a depender de cada caso. 

O tratamento é ofertado, gratuitamente, e o paciente permanece em acompanhamento até o término do mesmo. 

De maneira geral, a hanseníase se manifesta por meio de manchas (vermelhas ou brancas) na pele, que não doem e nem coçam. 

Segundo Efraim Naftali, coordenador de Epidemiologia das Doenças Negligenciadas, no ano de 2021 foram notificados 53 casos de hanseníase em Caruaru, o que é considerado um número baixo, mas pode haver subnotificação da doença. 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook