Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Investimentos de bancos em IA generativa aceleram a automação do setor financeiro


Por: REDAÇÃO Portal

Atualmente, metade dos bancos já aderiram a IA generativa com a meta de aumentar a produtividade e eficiência

Atualmente, metade dos bancos já aderiram a IA generativa com a meta de aumentar a produtividade e eficiência

Foto: cottonbro studio/Pexels

01/04/2025
    Compartilhe:

A inteligência artificial generativa já não é apenas uma tendência, segundo o relatório “Banco inteligente na era da IA”, da NTT DATA, os investimentos nessa tecnologia cresceram, em média, 11% em 2024. Além disso, 28% das instituições financeiras indicam que planejam reduzir ou eliminar a intervenção humana em certas operações.

Atualmente, metade dos bancos já utilizam IA generativa para aprimorar a eficiência e a produtividade. Para 49%, essa tecnologia representa uma oportunidade de reduzir custos operacionais, enquanto 48% a enxergam como um diferencial estratégico. Esse crescimento acelerado reflete uma mudança na abordagem do setor: a questão não é mais se a IA será adotada, mas sim quando e de que forma será implementada na estrutura bancária.

O desafio não está na tecnologia, mas nos dados

A IA generativa promete automatizar processos, aprimorar o atendimento ao cliente e personalizar serviços financeiros. No entanto, um grande obstáculo para os bancos é a organização e qualidade de seus dados.

Solução pronta para a nova era dos bancos

Para superar esse desafio, bancos e empresas financeiras estão buscando soluções de IA já prontas para uso, como o “I KNOW”, que elimina a necessidade de longos períodos de estruturação de dados e desenvolvimento interno.

A tendência de adoção da IA no setor financeiro deve continuar crescendo. Segundo o relatório, 58% dos bancos planejam expandir suas soluções de inteligência artificial ainda este ano. No entanto, especialistas alertam que, para garantir um retorno sólido sobre o investimento, é essencial que a implementação seja estratégica e conte com uma governança eficiente.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook