Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revê para cima projeção da inflação em 2023
O instituto espera agora uma desaceleração dos preços dos bens e serviços livres, aliada a uma alta mais intensa dos preços administrados
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A projeção feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada nesta terça-feira (28) reviu para cima a expectativa de inflação para 2023. O estudo inicialmente indicou que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegaria a 5,6% em 2023, ante projeção de 4,9% feita em dezembro.
Segundo o Ipea, a revisão ocorreu devido ao “desempenho menos favorável dos preços administrados e dos serviços, especialmente os relativos à educação”. Assim, a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) passou de 4,9% para 5,5%. O instituto espera agora uma desaceleração dos preços dos bens e serviços livres, aliada a uma alta mais intensa dos preços administrados.
Outros componentes também vão impactar a inflação neste ano: reoneração dos combustíveis, queda no preço de venda da gasolina pela Petrobras às distribuidoras e o reajuste para os planos de saúde para o primeiro bimestre. Dessa forma, o Ipea reviu a projeção de inflação dos bens e serviços monitorados para 8,2%, ante os 5,6% previstos em dezembro.
Quando se fala sobre serviços livres, a expectativa é que, com o reajuste das mensalidades escolares de 5,7% para 8,5% em 2023, a previsão para os serviços totais subiu de 5,4% para 6%.
Por fim, a alimentação apresentou “bom comportamento” na variação de preço no primeiro bimestre, o que serviu de contraponto a outros segmentos analisados. Assim, a inflação dos alimentos esperada para o ano caiu de 5,2% para 4,5%.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...