Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

IFPE divulga nota oficial sobre Vestibular 2021


Por: REDAÇÃO Portal

Devido o contexto da pandemia, o vestibular não ocorrerá da forma tradicional

 Devido o contexto da pandemia, o vestibular não ocorrerá da forma tradicional

Foto: Divulgação

15/10/2020
    Compartilhe:

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) realizará o processo de ingresso para o preenchimento de vagas do semestre 2021.1 de todos os seus campi de forma unificada. Devido a pandemia do covid-19, o vestibular não ocorrerá de forma tradicional. Após estudos das diversas possibilidades de seleção, a instituição adotará múltiplos modelos de ingresso, de acordo com os níveis de ensino oferecidos. 

No caso dos cursos técnicos nas modalidades Integrado (Ensino Médio e técnico) e subsequente (cursos técnicos para quem já possui Ensino Médio completo), o processo de ingresso será realizado por meio de análise de desempenho dos candidatos. Essa análise ocorrerá com base no histórico escolar de anos anteriores. No caso do Integrado, serão levadas em conta as notas obtidas até o oitavo ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas até o segundo ano do Ensino Médio. Esse posicionamento tem por objetivo não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia.

O processo de ingresso para os cursos superiores ocorrerá por meio de análise do histórico escolar mais redação ou com base na nota do Enem de edições anteriores. Essa decisão busca considerar o público de potenciais estudantes que não prestou o ENEM e se prepara somente para as provas do vestibular do IFPE.  A adesão a esses modelos será realizada por cada um dos 16 campi da instituição, além da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), de acordo com percentuais estabelecidos por estudos de demandas pelos cursos dos anos anteriores nas respectivas unidades. 

Dentre as vagas oferecidas, 60% são ocupadas por estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino e por pessoas que têm renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio. Essas mesmas cotas serão aplicadas em todas as futuras seleções, com reserva de vagas para pessoas negras, pardas, com deficiência e indígenas. 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook