Governo publica portaria com regras para prova de vida do INSS
Beneficário não precisará mais sair de casa para provar que está vivo

Foto: Agência Brasil
O Ministério do Trabalho e Previdência publicou, no Diário Oficial da União de hoje (3), portaria que disciplina os procedimentos a serem adotados para a comprovação de vida anual dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A Portaria nº 1.408 apresenta algumas situações (atos, meios, informações ou bases de dados) que passarão a ser consideras válidas como prova de vida.
Uma delas é a realização de empréstimo consignado, desde que seja efetuado por reconhecimento biométrico. Considera também, para o mesmo efeito, o acesso ao aplicativo Meu INSS “com o selo outro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acessos”, tanto no Brasil como no exterior.
Também serão consideradas prova de vida atendimentos feitos de forma presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico em entidades ou instituições parceiras. Perícias médicas, por telemedicina ou presencial, bem como vacinação ou atendimentos no sistema público de saúde ou em rede conveniada também servirão como prova de vida.
Outras situações que passam a se enquadrar como prova de vida são cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública; recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; atualizações no CadÚnico (quando efetuada pelo responsável pelo grupo; votação nas eleições; e emissões ou renovações de passaporte, carteira de motorista, de identidade ou de trabalho; alistamento militar; declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente; ou “outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico”.
De acordo com a portaria, caberá ao INSS notificar o beneficiário quando não for possível a comprovação de vida por esses meios. Nas situações em que o beneficiário não for identificado em nenhuma dessas bases, o INSS “proverá meios para realização da prova de vida sem deslocamentos dos beneficiários de suas residências”, acrescenta a portaria.
Cerca de 36 milhões de beneficiários fazem a prova de vida todos os anos. Desses, cerca de 5 milhões têm mais de 80 anos de idade.
A prova de vida serve para evitar fraudes e pagamentos indevidos. As mudanças valem para os beneficiários que fizerem aniversário a partir da data da publicação da portaria.
O instituto tem até o dia 31 de dezembro deste ano para implementar as novidades. Até lá, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Confira a programação da Semana Santa 2025 em Caruaru
Evento "Caruaru - Lugar Sagrado" acontece de 18 a 20 de abril com...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
SISMUC realiza assembleia com servidores associados de Caruaru
Objetivo é reunir lactaristas, motoristas, auxiliares, assistentes sociais,...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Festival do Jeans de Toritama divulga programação de shows
Evento chega à 23ª edição e ocorre de 30 de abril a 3 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Ibama divulga locais de prova do concurso 2025 para 460 vagas
Exame está marcado para dia 6 de abril em todas as capitais
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
EaD em alta no Brasil: estudo mapeia o perfil do estudante da modalidade
Pesquisa do Instituto Yduqs revela as características dos estudantes de...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Prefeitura de Caruaru abre concurso público com 36 vagas; veja cargos e salários
Salários vão de R$ 1.518,00 a R$ 5.000,00 para cargos de níveis médio e...