Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Governo lançará nova modalidade de FGTS, que vai alivia prestações da casa própria


Por: REDAÇÃO Portal

A modalidade será usada para depósitos previstos no Fundo para compor renda e abater mensalidades.

A modalidade será usada para depósitos previstos no Fundo para compor renda e abater mensalidades.

Foto: Agência Brasil

14/02/2024
    Compartilhe:

O governo federal pretende liberar em março o uso do chamado FGTS Futuro, nova modalidade de uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra da casa própria. O benefício será voltado para os contemplados do programa Minha Casa, Minha Vida, tendo o foco principal em famílias com renda mensal de até R$ 2.640, que são as que compõem a Faixa 1 do programa habitacional do governo.

A ideia é passar primeiro por um período de teste para, mais adiante, ampliar para todos os contemplados do programa social, cujo limite de renda é de R$ 8 mil mensais.

O FGTS Futuro foi instituído pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas ainda depende de regulamentação pelo Conselho Curador do Fundo dos trabalhadores. O governo Lula manteve a ideia e agora vai regulamentar o uso da modalidade.

A medida permite que trabalhadores com carteira assinada possam comprometer a contribuição que o empregador ainda vai depositar na sua conta vinculada do FGTS, de 8% do salário mensal, para complementar a renda na hora de demonstrar capacidade de pagamento e tomar o financiamento habitacional.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook