Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Governo envia PEC sobre ajuste fiscal ao Congresso, mas ainda avalia Previdência dos militares


Por: REDAÇÃO Portal

As Forças Armadas reivindicam uma transição mais extensa para evitar impacto nas promoções de oficiais.

As Forças Armadas reivindicam uma transição mais extensa para evitar impacto nas promoções de oficiais.

Foto: X/Reprodução

03/12/2024
    Compartilhe:

O governo encaminhou ao Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com novas diretrizes para o abono salarial e outras medidas de contenção de despesas. A decisão foi tomada após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e líderes do governo.

No encontro, ficou decidido que as demandas dos militares em relação às mudanças na Previdência das Forças Armadas continuarão em análise, o que adia o envio do projeto de lei sobre o tema ao Legislativo.

No sábado anterior, Lula recebeu no Palácio da Alvorada o ministro da Defesa, José Mucio, e os comandantes das três Forças: o general Tomás Paiva (Exército), o almirante Marcos Olsen (Marinha) e o brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica).

Os líderes militares solicitaram ao presidente uma transição gradual até a fixação da idade mínima de 55 anos para que os integrantes das Forças passem para a reserva. Argumentaram que a proposta atual do Ministério da Fazenda poderia levar determinados oficiais a permanecerem até sete anos a mais no serviço ativo, em comparação com as regras vigentes.

Como alternativa, sugeriram a aplicação do modelo utilizado na reforma de 2019, que ampliou o tempo mínimo de serviço de 30 para 35 anos. Na época, a mudança foi válida apenas para novos ingressantes, enquanto os militares da ativa tiveram que cumprir 9% do período restante.

Além das alterações no abono salarial, a PEC também prevê mudanças no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU), e revisões nos subsídios, subvenções e no Fundo Constitucional do DF.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook