Globalização e negacionismo são fatores que contribuem com avanço da pandemia da covid-19, de acordo com historiador
Dr. em história contemporânea, Helder Remigio, destaca sobre outras pandemias ao longo da história e faz comparativo com atual
Foto: Google Imagens
A pandemia da Covid-19 não é a primeira a matar milhares de pessoas no Brasil e no mundo ao longo da história da humanidade. A Peste bubônica (Peste Negra), Cólera, Gripe espanhola e a Gripe suína (H1N1) também foram responsáveis por levar a óbito milhares de pessoas no mundo inteiro. E o que define que uma doença se caracteriza como pandemia é o modo simultâneo com que se espalha por todo o planeta.
Em entrevista à CBN Caruaru nesta segunda-feira (5), o professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Dr. em história contemporânea, Helder Remigio, destacou sobre o contexto histórico da pandemia. Helder pontuou a globalização e o negacionismo como fatores que contribuem com o avanço da doença. “As demais pandemias e epidemias, não tinham o mundo globalizado como temos hoje. A saúde de alguém que está no Oriente Médio está interligada com a saúde de alguém que está em Caruaru, antigamente isso não acontecia”, afirma o historiador.
Helder Remigio também comentou que um dos grandes problemas para contenção da pandemia é o negacionismo adotado por grupos que estão contra a ciência. E pontua que o Brasil tem se tornado uma ameaça global devido a gestão da pandemia, grande número de casos e agressividade de variante.
Clique no play acima e confira.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...