Exposição que celebra 50 anos do Movimento Armorial e homenageia Ariano Suassuna tem abertura nesta quarta (18)
A exposição fica aberta ao público no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe)
Foto: divulgação
Exposição em comemoração ao aniversário do Movimento Armorial abre no Recife nesta quarta-feira (18). A mostra "Movimento Armorial 50 anos" celebra o movimento criado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que é patrono da cultura de Pernambuco.
Na mostra, serão expostas 140 peças de artistas como Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna e o próprio Ariano Suassuna, com curadoria de Denise Mattar. As obras fazem parte de acervos particulares de colecionadores e instituições públicas, como o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Oficina Brennand.
O Movimento Armorial foi fundado no Recife, em 1970. O dia 18 de outubro marca o início oficial do movimento, "que se inspira em elementos da cultura popular para conceber obras eruditas em diversas linguagens artísticas", de acordo com a produção do evento.
A exposição fica aberta ao público no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no Bairro das Graças, Zona Norte do Recife, até o dia 7 de janeiro. A visitação é gratuita, mas é necessário que o público reserve os ingressos na internet.
O objetivo da exposição é oferecer uma imersão no Movimento Armorial através das artes plásticas, da música, da dança, da xilogravura, da literatura de cordel, do cinema e de recortes das aulas espetáculos do mestre Ariano.
Também está exposta uma alegoria de quase quatro metros da Onça Caetana - personagem de mitos sertanejos presente na obra de Ariano - do bonequeiro Agnaldo Pinho, além de uma obra do xilogravurista Pablo Borges, feita especialmente para a visitação recifense. Completam essa sessão estandartes de diversas agremiações e capas de livros do escritor.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...