Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Estudantes de Pernambuco identificam asteroides e recebem reconhecimento da NASA


Por: REDAÇÃO Portal

Asteroides descobertos estão em nível preliminar e vão passar por avaliações pela agência espacial estadunidense.

Asteroides descobertos estão em nível preliminar e vão passar por avaliações pela agência espacial estadunidense.

Foto: Google Imagens

10/08/2023
    Compartilhe:

Estudantes de uma escola localizada em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, conseguiram identificar três asteroides inéditos e tiveram suas descobertas certificadas pela agência espacial norte-americana, a NASA. A conquista ocorreu como parte do programa "Caça Asteroides MCTI", realizado no próprio colégio. Lançado em abril deste ano, o programa é uma colaboração entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a NASA.

Entre as alunas envolvidas na descoberta, destaca-se Kamila Silva, do 1º ano do ensino médio, que expressou sua surpresa pelo feito, mesmo não planejando seguir uma carreira em astronomia. Ela ressaltou a fascinação que sentiu ao aprender sobre o espaço. As estudantes Mirela Dultra e Renata Lins, do 6º e 8º anos do ensino fundamental, também fizeram parte da equipe que identificou os asteroides.

O programa contou com a orientação da professora de geografia e astronomia, Priscila Klein, que ressaltou a importância de proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar o método científico de forma concreta, indo além de apenas acompanhar as descobertas dos cientistas.

O clube de astronomia da escola, equipado com um planetário, permitiu uma imersão mais profunda nas temáticas espaciais. Os três asteroides identificados pelas alunas estão em estágio preliminar e passarão por avaliações detalhadas pela NASA. Isso envolve um processo que dura cerca de um ano, onde a NASA estuda cada objeto para confirmar suas características. Dependendo dos resultados, os asteroides podem receber um status provisório. Na etapa final, que dura em média quatro anos, a pessoa que fez a descoberta é convidada a sugerir um nome durante a Reunião Internacional de Astronomia.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook