Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Eletrobras vai investir R$ 8,3 bi em modernização de hidrelétricas


Por: REDAÇÃO Portal

Dados da Empresa de Pesquisa Energética revelam que o índice de disponibilidade das hidrelétricas diminuiu, e um dos motivos pode ser o efeito do tempo nos equipamentos

Dados da Empresa de Pesquisa Energética revelam que o índice de disponibilidade das hidrelétricas diminuiu, e um dos motivos pode ser o efeito do tempo nos equipamentos

Foto: Reprodução

02/08/2021
    Compartilhe:

O envelhecimento de uma hidrelétrica, com desgaste das turbinas e de equipamentos instalados, afeta diretamente a sua eficiência. Ao longo da sua operação, as unidades passam a ficar mais tempo indisponíveis para fazer manutenção, afetando o volume de geração. Nos últimos anos, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o índice de disponibilidade das hidrelétricas entre 59 MW e 699 MW diminuiu, e um dos motivos pode ser o efeito do tempo nos equipamentos.

Além da repotenciação, que envolve aumento de capacidade instalada, esse problema pode ser resolvido com projetos de modernização que melhoram a operação da usina. "Apesar de não aumentar a potência, a modernização eleva a eficiência e faz a usina gerar mais tempo, o que é bom para o sistema", diz o presidente da divisão Hydro da GE Renewable Energy da América Latina, Cláudio Trejger. Segundo ele, a tecnologia atual também pode melhorar o desempenho das usinas, com soluções que monitoram e permitem a operação remota.

A Eletrobras, por exemplo, tem um programa de R$ 8,3 bilhões, entre 2021 e 2025, que inclui a compra de equipamentos mais atuais e a modernização e digitalização das usinas. Os projetos incluem grandes unidades do grupo, como Paulo Afonso IV, Sobradinho, Xingó, Marimbondo, Itumbiara e Tucuruí. Em nota, a estatal afirmou que o objetivo é minimizar os riscos de interrupções na operação das hidrelétricas.

Informações Agência Estado

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook