Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Economia: Principais assuntos da semana

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Relação econômica Brasil e china, promessa de Guedes de independência do Banco Central e PIB de Pernambuco voltar a crescer

Relação econômica Brasil e china, promessa de Guedes de independência do Banco Central e PIB de Pernambuco voltar a crescer

Foto: Google Imagens

23/10/2020
    Compartilhe:

As principais autoridades norte-americanas exortaram o Brasil a monitorar cuidadosamente os investimentos chineses no país e os movimentos de Pequim para expandir sua influência na maior economia da América Latina por meio da venda de tecnologia 5G pela Huawei Technologies. O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, ressaltou o desejo do governo do presidente Donald Trump de expandir os laços econômicos com o Brasil, mas minimizou perspectivas de um acordo de livre-comércio abrangente, dada a atual oposição do Congresso.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira que o projeto de autonomia formal do Banco Central deve ser votado em dez dias e renovou a mensagem de que o país está voltando ao trilho e à agenda de reformas. Em cerimônia no Palácio do Planalto, ele disse que o projeto para independência do BC --"meta brasileira de 40 anos"-- quase foi analisado na véspera pelos senadores. Segundo Guedes, a autonomia será importante para garantia de uma moeda forte. O ministro afirmou ainda que um BC independente assegura juros baixos pela força da moeda.

Pernambuco registrou variação positiva no PIB pelo quarto mês consecutivo em agosto, de acordo com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condep/Fidem). Em comparação a julho, o aumento foi de 2%. Apesar dos números positivos, o acumulado do ano ainda é negativo: -3,8%. Agosto também foi o primeiro mês, desde fevereiro, a ter variação positiva em comparação ao mesmo período de 2019 – aumento de 0,3%. No acumulado dos últimos doze meses, o PIB do Estado caiu 2%.  

Para falar mais sobre o assunto, a CBN Caruaru entrevistou o economista, Pedro Neves.

Clique no play acima para ouvir.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook