Consumo de bens industriais cresce 3% em maio, após três quedas
No entanto, consumo foi 15,8% menor que o de maio de 2019

O consumo aparente de bens industriais no Brasil cresceu 3% em maio, em relação a abril, após três meses seguidos de resultados negativos. O dado foi divulgado hoje (9) pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), no Rio de Janeiro.
O indicador acompanha a produção industrial interna que não é exportada e as importações de bens industriais no país.
Apesar do crescimento em relação aos meses mais afetados pela pandemia de covid-19, o consumo de bens industriais em maio foi 15,8% inferior ao do mesmo mês do ano passado.
A alta em relação a abril foi a primeira desde janeiro, o último mês antes de os reflexos da pandemia crescerem. Em abril, o indicador havia caído 0,3% na comparação com março, quando teve o maior recuo do período da pandemia, com retração de 11,9% ante fevereiro. No segundo mês do ano, o resultado também foi negativo em relação a janeiro, com retração de 1%.
Em 12 meses, o consumo aparente de bens industriais acumula redução de 3,6%. Já no trimestre móvel encerrado em maio, que inclui março e abril, houve recuo de 16,9% em relação ao trimestre fevereiro/março/abril.
Importações
Em maio, a alta no consumo de bens industriais foi maior nas importações, que cresceram 10,5%, enquanto a produção de bens nacionais aumentou 1,9%, ambas na comparação com abril.
O consumo de bens de capital aumentou 68,7% em maio, enquanto o de bens intermediários caiu 0,6%. A maior alta, porém, foi no consumo de bens duráveis, com expansão de 80,6% em relação ao período mais afetado pelo coronavírus. Em comparação com maio de 2019, todas as categorias econômicas tiveram queda.
Entre os 22 segmentos da indústria, 19 tiveram melhora no desempenho em relação a abril, entre eles os veículos automotores, cuja demanda aparente cresceu 56,1%. Já na comparação com maio de 2019, apenas quatro registram crescimento.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Confira a programação da Semana Santa 2025 em Caruaru
Evento "Caruaru - Lugar Sagrado" acontece de 18 a 20 de abril com...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
SISMUC realiza assembleia com servidores associados de Caruaru
Objetivo é reunir lactaristas, motoristas, auxiliares, assistentes sociais,...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Festival do Jeans de Toritama divulga programação de shows
Evento chega à 23ª edição e ocorre de 30 de abril a 3 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Ibama divulga locais de prova do concurso 2025 para 460 vagas
Exame está marcado para dia 6 de abril em todas as capitais
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
EaD em alta no Brasil: estudo mapeia o perfil do estudante da modalidade
Pesquisa do Instituto Yduqs revela as características dos estudantes de...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Prefeitura de Caruaru abre concurso público com 36 vagas; veja cargos e salários
Salários vão de R$ 1.518,00 a R$ 5.000,00 para cargos de níveis médio e...