Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Conheça os desafios de manter o espírito de equipe no modelo home-office


Por: REDAÇÃO Portal

Com o trabalho remoto vem os dilemas de como manter os colaboradores engajados, produtivos e unidos mesmo à distância

Com o trabalho remoto vem os dilemas de como manter os colaboradores engajados, produtivos e unidos mesmo à distância

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

23/04/2025
    Compartilhe:

Com o avanço da tecnologia e a consolidação de novos modelos de trabalho, o home-office deixou de ser uma raridade e passou a fazer parte da rotina das empresas. Apesar da flexibilidade e da economia de tempo com deslocamentos, o modelo remoto ainda impõe desafios quando se trata de engajamento, produtividade e manutenção do espírito de equipe. Neste contexto, muitas organizações têm buscado alternativas para manter os times conectados e preservar uma identidade corporativa, mesmo à distância. 

A comunicação eficiente é um dos principais pilares: manter uma troca constante, transparente e acessível permite que o profissional remoto se sinta parte das escolhas e informações. Reuniões, canais internos bem estruturados e lideranças próximas fazem toda a diferença nesse processo. 

De acordo com a psicóloga da Paralaxe, empresa de consultoria de RH, Ruth Almeida, o trabalho remoto pode sim melhorar a qualidade de vida, desde que existam condições favoráveis. “Questões como ambiente doméstico, autonomia e capacidade de organização fazem toda a diferença na adaptação ao home-office. A separação entre as demandas pessoais e profissionais é essencial.”, afirma.        

Essas práticas tornam o trabalho remoto mais humanizado, fortalecem o sentimento de pertencimento e promovem uma rotina mais leve. Ruth Almeida também reforça a importância de garantir igualdade no acesso a suporte e desenvolvimento. “É possível adaptar ações para o formato híbrido e remoto, como treinamentos, encontros de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e plantões psicológicos on-line”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook