
Comércio de bairro vira preferência durante a pandemia
O crescimento populacional e de renda dessas regiões incentivam o surgimento de estabelecimentos empresariais

Foto: Google Imagens
No Residencial Xique Xique, o número de mercadinhos e padarias se tornou ainda maior no último ano desde o início da pandemia, os hábitos de consumo de grande parte da população passaram por intensas transformações. Provocadas pela adoção das medidas de isolamento e distanciamento, as novas tendências de comportamento têm ficado ainda mais evidentes após mais de um ano nesse novo cenário.
Uma das novidades foi o aumento da preferência pelo comércio de bairro, que fez disparar a popularidade de mercadinhos, quitandas e açougues pequenos. Esse crescimento foi apontado por uma pesquisa realizada pelo Instituto Kantar, que elenca alguns dos aspectos que mais atraem o público para negócios locais: a presença de poucas pessoas (60,2%), a proximidade de casa (59,6%) e a aplicação de preços acessíveis (53,3%). O levantamento revela, ainda, que 74% dos brasileiros pretendem continuar frequentando lugares menos lotados mesmo após o fim da pandemia.
Uma das localidades que evidencia essa realidade em Caruaru é o Residencial Xique Xique. De acordo com o supervisor de vendas da Viana & Moura Construções, Lucas Vasconcelos, o empreendimento registrou um aumento expressivo na abertura de pontos de comércio, como mercados e padarias, no último ano.
De acordo com o economista Pedro Neves, antes mesmo da pandemia já se observava uma tendência de fortalecimento da economia dos bairros. O crescimento populacional e de renda dessas regiões incentivam o surgimento de estabelecimentos empresariais, principalmente com a oferta de serviços e comércio.
"Com a pandemia essa tendência foi antecipada, as familias passaram a consumir mais em locais próximos. Aliado a isso, muitas pessoas buscaram empreender para compensar a perda de renda, e esses novos negócios tendem a se estabelecerem em bairros e regiões mais afastadas do centro",diz economista, que complementa: "Em Caruaru há um grande potencial, alguns bairros possuem uma soma de renda dominciliar mensal acima de R$ 40 milhões. Destaque para os bairros do Mauricío de Nassau, Salgado e Boa Vista (contempla Xique-Xique)."
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Investimentos de bancos em IA generativa aceleram a automação do setor financeiro
Atualmente, metade dos bancos já aderiram a IA generativa com a meta de...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
BC recebe documentos de pedido de compra do Banco Master pelo BRB
Órgão tem 360 dias a partir do início do processo para checar material
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Receita recebe 5,3 milhões de declarações do IR em duas semanas
Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Haddad discutirá transição ecológica e reforma do G20 na França
Financiamento a florestas tropicais e mercado de carbono são destaques
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
BNDES e Cepal abrem inscrições para primeira turma de capacitação
Serão ofertadas 60 vagas; inscrições vão até o dia 25 de abril
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Cerca de 120 mil contribuintes receberão R$ 253,88 milhões