Cinco cidades entre as 50 mais violentas do Brasil estão em Pernambuco
Estado teve 37,8 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Foto: Reprodução/TV Globo
Segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (20), Pernambuco enfrenta desafios significativos na área de segurança. O estado registrou 3.423 mortes violentas em 2022, interrompendo uma sequência de quatro anos de redução do número de homicídios. Além disso, cinco das 50 cidades mais violentas do país estão em Pernambuco, sendo o Cabo de Santo Agostinho a quinta colocada no ranking nacional.
O Anuário leva em conta a taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em municípios com mais de 100 mil habitantes. Em relação à taxa média do Brasil, que foi de 23,4 mortes a cada 100 mil habitantes, o Cabo de Santo Agostinho apresentou uma taxa de 81,2 homicídios por 100 mil habitantes em 2022.
Outras cidades pernambucanas também aparecem no ranking: Vitória de Santo Antão (51,5), São Lourenço da Mata (50,3), Garanhuns (44,9) e Jaboatão dos Guararapes (44,6).
Embora o estado tenha tido a quinta maior taxa de assassinatos do Brasil e a terceira do Nordeste, Pernambuco apresentou um dos menores gastos per capita com segurança pública em 2022. O estado investiu em média R$ 334,09 por habitante, a quarta menor quantia entre as unidades federativas. Em comparação, o Amapá destinou o maior valor por habitante, investindo R$ 1.236,64, quase quatro vezes mais que Pernambuco.
O Anuário também destaca que a população LGBTQIA+ em Pernambuco foi a mais afetada pela violência em 2022, registrando o maior número absoluto de casos de lesão corporal e estupro entre os estados que apresentaram dados específicos sobre essa população.
Embora Pernambuco tenha apresentado redução no número de adolescentes em regime fechado desde 2018, ainda há desafios a serem enfrentados, com o estado tendo o terceiro maior número absoluto de jovens do sexo masculino e o quarto do sexo feminino em medida socioeducativa.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública utiliza informações de diversas fontes oficiais para traçar um panorama da violência no país e nos estados.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...