Cemaden monitora impactos da seca todos os municípios do país
A unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação fornece as informações sobre a escassez de chuva em todo o país
Foto: Luara Baggi
Para realizar o monitoramento do impacto da seca na agricultura, os pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) consideram os diferentes calendários agrícolas de cada região. A unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação fornece as informações sobre a escassez de chuva em todo o país e os impactos nas áreas rurais.
Os dados são disponibilizados no site do Cemaden, onde apresenta a intensidade da seca em cada município monitorado de todo país. O monitoramento do Cemaden auxilia ações como a Operação Carro-Pipa, coordenada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional com o objetivo de distribuir água potável para as comunidades rurais do semiárido afetadas pela seca. Desde a grande seca de 2015, o Cemaden fornece dados para o programa Garantia Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar. Pelo programa, agricultores familiares em regiões atingidas pela seca recebem um benefício do governo federal.
Informações com Ana Júlia Duarte
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...