Lâmpadas que funcionam por comando de voz, câmeras sem fio e troca de fechaduras por liberação através de detector de presença e reconhecimento facial
Foto: Google imagens
Em entrevista à CBN Caruaru nesta quinta-feira (7), o professor de tecnologia Paulo Henrique, destacou sobre a automação residencial, que se trata do uso da tecnologia para facilitar e automatizar algumas tarefas habituais nos lares. Lâmpadas que funcionam por comando de voz, câmeras sem fio, troca de fechaduras por liberação através de detector de presença e reconhecimento facial, são alguns destaques do que pode ser realizado através da automação residencial.
Pessoas que viajam, e muitas vezes querem deixar a luz da residência acesa para não demonstrar que a casa está vazia, podem ligar as lâmpadas de onde estiverem através de comandos pelo smartphone. Também é possível mudar a tonalidade da lâmpada, possuindo tonalidades de cores para cada situação, além de ser possível saber a quantidade de energia que é consumida por cada lâmpada.
Apesar de toda a praticidade e conforto trazido por essas novidades, muitas pessoas apresentam resistência ao uso de tecnologia para essas situações, por medo de que suas informações pessoais sejam arquivadas em algum banco de dados e usadas de formas indevidas. Sobre isso, Paulo Henrique destacou que existe uma lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD), que proíbe as empresas de tecnologia a fazer uso das informações pessoais dos usuários, e de se compartilhar com terceiros. E caso ocorra, as empresas devem responder a processos judiciais.
Clique no play acima e confira a entrevista completa.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...