Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

As principais notícias da semana sobre economia

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Governo lança plano de desenvolvimento econômico até 2031, alerta de inflação é acionado, segunda onda de covid desestabiliza mercados.

Governo lança plano de desenvolvimento econômico até 2031, alerta de inflação é acionado, segunda onda de covid desestabiliza mercados.

Foto: Google Imagens

30/10/2020
    Compartilhe:

A Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFD), relativa ao período de 2020 a 2031, foi publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União. A iniciativa tem como objetivo definir a visão de longo prazo para a atuação das entidades da Administração Pública Federal. Na prática, traz um planejamento orientado à retomada econômica, já considerando o período pós-Covid. A Estratégia Desenvolvimento está organizada em cinco eixos: econômico, institucional, infraestrutura, ambiental e social. Para cada um deles, foram instituídos desafios, metas e orientações que deverão ser alcançados ao final do período.

As pressões variadas acendem sinal de alerta para inflação. Além da alta dos preços do setor de alimentos, outros itens vêm sofrendo pressão para cima, o que acendeu um sinal de alerta para inflação. As cotações agropecuárias indicam que os preços dos alimentos vão continuar incomodando, e mesmo o setor de serviços, que teve o nível de atividade mais afetado pela pandemia e se recupera mais lentamente, já deu sinais incipientes de reaceleração.

Todos estão preocupados com o número de casos do novo coronavírus e estão com os ouvidos atentos às medidas que os governos têm anunciado para combater a pandemia. A segunda onda chegou, e os países europeus mais atingidos na primeira onda, em março, já haviam quase voltado à vida normal, reabrindo escolas, bares e restaurantes. Mas o número de casos voltou a subir e medidas de restrição de circulação, ainda que menos intensas, foram implementadas novamente. Nos Estados Unidos, o número de casos também acelerou.

Para falar mais sobre esses assuntos, a CBN Caruaru entrevistou o economista Pedro Neves.

Clique no play acima para ouvir.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook