USP desenvolve vacina por spray nasal contra a Covid-19
O modelo de imunização já foi testado em camundongos

Por Agência Brasil
A Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo uma vacina por spray nasal contra a covid-19. De acordo com a universidade, o modelo de imunização já foi testado – com resultados positivos – em camundongos contra a hepatite B.
Para construir a nova vacina, os pesquisadores da USP colocaram uma proteína do novo coronavírus dentro de uma nanopartícula, criada a partir de um substrato natural. A substância resultante é aplicada em forma de spray nas narinas do paciente.
Segundo a equipe que desenvolve a vacina, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, a expectativa é que o organismo do paciente produza a IgA Secretoram, um tipo de anticorpo presente na saliva, na lágrima, no colostro, no trato respiratório, no intestino e no útero, que atuaria no combate ao novo coronavírus.
A nanopartícula criada pelos pesquisadores e utilizada na construção da vacina permite que a substância permaneça na mucosa nasal por até quatro horas, tempo suficiente para ser absorvida e iniciar uma reposta do sistema imunológico. De acordo com a USP, para garantir a imunização, serão necessárias a aplicação de quatro doses – duas em cada narina, com intervalo de 15 dias.
Os protótipos devem ficar prontos em cerca de três meses – quando será possível iniciar os testes em animais. Os pesquisadores estimam que o produto seja repassado ao público a um custo de R$ 100 reais.
Também estão participando da pesquisa virologistas e imunologistas do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, especialistas em nanotecnologia do Instituto de Química da USP, pesquisadores da Plataforma Científica Pasteur-USP, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações
Sintomas manifestados ao usar o produto são similares a alergias
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
SUS vai substituir papanicolau por exame mais sensível ainda este ano
Exame molecular de DNA-HPV para rastreio terá intervalo de cinco anos
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Caruaru promove ação especial de vacinação contra HPV neste sábado
Ação busca ampliar a imunização entre adolescentes de 9 a 19 anos, com...
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Real Hospital Português oferece atendimentos gratuitos a pacientes com doenças raras
Evento proporciona suporte jurídico, assistência social e informações...
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal
Doença é rara, atingindo menos de 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Mais Médicos: Saúde anuncia 2,2 mil novas vagas e cadastro reserva
Profissionais irão atender em áreas vulneráveis e de difícil acesso