Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

TRE-PE se prepara para realizar teste de integridade das urnas para o Segundo Turno

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A auditoria da votação eletrônica tem como objetivo comprovar a eficácia da apuração dos votos das urnas eletrônicas. O teste acontece desde 2002, sempre no mesmo dia e horário do pleito

 A auditoria da votação eletrônica tem como objetivo comprovar a eficácia da apuração dos votos das urnas eletrônicas. O teste acontece desde 2002, sempre no mesmo dia e horário do pleito

Foto: Reprodução/TRE

10/10/2022
    Compartilhe:

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) já está se preparando para realizar o teste de integridade das urnas eletrônicas para o Segundo Turno, que ocorrerá no dia 30 de outubro. A auditoria da votação eletrônica tem como objetivo comprovar a eficácia da apuração dos votos das urnas eletrônicas. O teste acontece desde 2002, sempre no mesmo dia e horário do pleito.

O teste de integridade é realizado com a participação de representantes de diversas instituições, como partidos políticos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e Forças Armadas, todos convidados por ofício, além de qualquer cidadão interessado.

No sábado pré-eleição, uma comissão formada por servidores do tribunal irá sortear 35 seções eleitorais cujas urnas eletrônicas serão objeto das auditorias de funcionamento e teste de autenticidade e integridade dos sistemas. Com isso, 27 das urnas selecionadas serão realocadas para a Escola Judicial de Pernambuco  (ESMAPE). As oito demais seções sorteadas serão submetidas à verificação nos próprios locais de votação, mediante convocação dos respectivos juízes eleitorais.

Todos os procedimentos serão filmados, gravados em mídia digital e também transmitidos no canal do TRE-PE, no YouTube, e passarão por auditoria externa de uma empresa vencedora de licitação realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relatório com o resultado final será encaminhado ao TSE pela equipe de auditores contratados, no prazo de até 3 dias.

Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook