Saúde bucal durante a Páscoa: Como cuidar do sorriso e aproveitar a época mais doce do ano
De acordo com o dentista Dr. Danilo Neves, comer chocolate não é o principal problema
Foto: divulgação
Para muitos, resistir ao chocolate não é uma tarefa fácil, ainda mais durante a Páscoa, em que a troca de ovos, bombons e barras de chocolate entre familiares e amigos já é uma tradição. Mas, será que é possível comer as guloseimas e manter a saúde bucal preservada durante este período?
De acordo com o dentista Dr. Danilo Neves, comer chocolate não é o principal problema, o risco de cáries está associado a má higienização bucal “A cárie é causada por ácidos produzidos por bactérias que vivem em nossa boca, resultando na destruição progressiva dos dentes. Esta produção é acelerada quando se consome muito açúcar.” explica o doutor.
O indicado é escovar os dentes em até 15 minutos após a ingestão de chocolate, pois é nesse período que as bactérias começam a metabolizar os açúcares ingeridos e a produzir ácidos que são prejudiciais para os dentes.A melhor forma de fazer essa higienização é optando por uma escova macia e pastas de dente que tenham flúor, além de sempre passar o fio dental.
O que pouca gente sabe, é que o consumo de chocolate não traz apenas danos para os dentes. Segundo o doutor Danilo Neves, quando o cacau é consumido com moderação, ele também pode trazer muitos benefícios"O cacau é rico em proteínas, cálcio, fosfato e outros minerais que ajudam a proteger e fortalecer o esmalte do dente. Uma forma de aproveitar mais o efeito positivo do chocolate, é optar por aqueles com menos açúcar, como o meio amargo ou 70% cacau.” completou o doutor.
No entanto, o mesmo não vale para o chocolate branco, pois além de não possuir os benefícios do cacau, tem um alto teor de açúcar e gordura. Mas se você é daqueles que não resistem à época mais doce do ano, é necessário manter uma rotina de higienização completa dos dentes. Hábitos como escovar os dentes sempre que ingerir qualquer tipo de doce, é uma das formas de manter a saúde bucal em dia e se ver livre de cáries. Vale lembrar também da importância de visitar o dentista regularmente.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/11/2024
Assistência odontológica integra estudantes e pessoas carentes no Agreste de Pernambuco
Com quase 20 anos de atuação, atendimentos ultrapassam as 200 mil pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é irregular
SUS oferece menos disponibilidade do que sistema privado
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024
OMS convocou reunião sobre o tema para a próxima sexta-feira
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Alepe aprova em segundo turno Política de Fornecimento de Medicamentos à Base de Cannabis
A medida, que agora segue para sanção da governadora Raquel Lyra, visa...
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Mutirão para exames irá avaliar crianças com microcefalia em Caruaru
No mutirão, 43 pacientes passam por triagem para novas indicações...