De acordo com o especialista, demora do Governo Federal em acionar o Plano Nacional de Contingência para incidentes de poluição de óleo só agravou o problema
O oceanógrafo, integrante da ouvidoria do mar e pós doutorando em oceanografia pela USP, Leopoldo Cavaleri, esteve no programa CBN Recife com o objetivo de discutir os impactos aos ecossistemas aquáticos do Nordeste e as atuais consequências deles, que inviabilizam a atividade de pescadores e geram insegurança alimentar. Ele alertou sobre a quantidade expressiva, de 1.447 toneladas de óleo recolhidas, preocupante pela quantidade que deve ter entrado no ecossistema, prejudicando a segurança alimentar dos indivíduos. “São peixes que estão consumindo de alguma maneira e as áreas de reprodução deles estão sendo afetadas. É difícil saber o nível de contaminação desses ambientes, porque alguns dos alimentos são filtradores. O óleo e a parte visível dele, a gente tira, aquela borra, aquele mousse, agora a parte que evaporou, que se dissolveu na água, continua disponível na cadeia trófica”, explica Leopoldo.
Além disso, ele destacou que a demora do Governo Federal em acionar o Plano Nacional de Contingência para incidentes só agravou o problema, que deve gerar um impacto maior no meio ambiente ao longo dos próximos. “Em outros lugares do mundo, levaram décadas para recuperar os ecossistemas. Se paralisar o óleo hoje, já é um grande impacto. Agora, vamos torcer para que não continue durante a semana, que a gente esteja vendo as últimas manchas órfãs que estão vagando pelo litoral”, afirma o oceanógrafo.
Confira a entrevista completa com Leopoldo Cavaleri, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...