Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Raquel Lyra se reúne com o BNDES no Rio de Janeiro para atrair investimentos para Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

No Rio de Janeiro, Raquel Lyra busca parcerias com o BNDES para impulsionar projetos estratégicos em Pernambuco, incluindo investimentos na refinaria de Suape e no desenvolvimento sustentável do Sertão.

No Rio de Janeiro, Raquel Lyra busca parcerias com o BNDES para impulsionar projetos estratégicos em Pernambuco, incluindo investimentos na refinaria de Suape e no desenvolvimento sustentável do Sertão.

Foto: Vinícius Martins/BNDES

14/11/2024
    Compartilhe:

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), cumpriu nesta terça-feira (12) compromissos no Rio de Janeiro, voltados para atrair investimentos ao estado. Em encontros com dirigentes da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a governadora discutiu temas como o financiamento de projetos e a expansão da infraestrutura energética.

Em reunião com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a governadora tratou sobre os investimentos da estatal na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, no litoral sul de Pernambuco. Segundo Raquel Lyra, há expectativa positiva para o início das obras do Trem 2, previsto para o primeiro semestre de 2025, o que ampliará a capacidade de processamento de petróleo da refinaria. A retomada desse projeto foi anunciada no início do ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com previsão de operação completa em 2028, alcançando 260 mil barris diários de processamento.

Na sequência, Raquel Lyra esteve no escritório central do BNDES, onde se reuniu com o diretor de Planejamento e Relações Institucionais, Nelson Barbosa, a diretora socioambiental, Tereza Campello, e integrantes da equipe técnica do banco. No encontro, a pauta principal foi a atração de novos investimentos para Pernambuco.

Desde 2023, o governo estadual participa da iniciativa Sertão Vivo, uma parceria com o Consórcio Nordeste, o governo federal e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), vinculado à ONU. Na ocasião, foi apresentado o Projeto Raízes Resilientes, que prevê R$ 300 milhões em ações para reduzir o impacto das mudanças climáticas, assegurar o acesso à água e aumentar a produtividade na agricultura familiar. A iniciativa é uma das apostas para o desenvolvimento do interior pernambucano.

A reunião contou ainda com a presença de secretários estaduais e representantes do BNDES, incluindo Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Túlio Vilaça (Casa Civil), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Paula Barbosa (gestora de Gestão Pública), Ana Costa (superintendente de Desenvolvimento Social), Luciene Machado (superintendente de Soluções para Cidades) e Nathália Saad (chefe de Infraestrutura e Concessões Rodoviárias).

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook