Dólar em queda melhora situação da inflação; Copom mantém taxa de juros selic em 2%; e expectativa para feiras e comércio de fim de ano em Caruaru
Foto: Google Imagens
No balanço da semana desta sexta-feira (11), o economista Pedro Neves, destacou sobre os principais assuntos na economia. Um dos temas tratados foi o dólar, que caiu muito nos últimos dias, o que vem beneficiando o Brasil que consome muitos produtos estrangeiros. Um exemplo disso é o trigo, que é importado e cotado em dólar, pois muitos preferem exportar. Isso faz com que o brasileiro sinta um impacto nos alto preço dos derivados, como por exemplo, dos pães.
No Brasil, o que também tem acontecido é a tentativa de conter a inflação controlando a Selic, que está em 2%, a mais baixa da história. Essa taxa não será alterada em 2020, pois uma alteração repentina traria impactos negativos para a economia do país. Porém, o Banco Central pode mudar essa taxa em 2021, no início do segundo semestre, com essa pressão inflacionária ela pode ser aumentada devido a algumas questões estruturais, para segurar a inflação que pode perdurar em 2021.
Em relação a expectativa para as feiras de Caruaru, o economista destacou que são muito boas. Afirmou, que sendo um comércio informal não se tem os dados precisos sobre o valor específico movimentado na feira, mas estima-se que chegou a ser movimentado em uma das últimas feiras cerca de 80 milhões. Ressalta que o Fim do auxilio emergencia, tem causado receio na população, que já conta com esse dinheiro na sua renda mensal. Destacou que é pouco provável que o auxílio continue. Agora o ritmo da economia vai depender do bolsa família e das possíveis reformas.
Confira a entrevista completa com o economista Pedro Neves clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...