Primeiras vacinas bivalentes chegaram ao Brasil; confira as expectativas para chegada do imunizante a Pernambuco
As vacinas bivalentes da Pfizer foram criadas para oferecer proteção extra contra a ômicron e suas mutações: elas são chamadas de imunizantes de “segunda geração”
Foto: Reprodução/g1 via Reuters
Chegam, nesta segunda-feira (12), ao Brasil mais alguns milhões de doses das vacinas bivalentes contra a COVID-19, produzidas pela fabricante Pfizer. Desde a última sexta (10), o país tem recebido o imunizante que já é eficaz contra a subvariante da ômicron BA.1, responsável pelo pico de casos mais recente no país. No total, o Ministério da Saúde terá à disposição para distribuir aos estados cerca de 4,5 milhões de doses da vacina.
As vacinas bivalentes da Pfizer foram criadas para oferecer proteção extra contra a ômicron e suas mutações: elas são chamadas de imunizantes de “segunda geração”.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essas vacinas estão autorizadas a serem como dose de reforço naqueles acima dos 12 anos de idade. O imunizante será identificado por frasco com tampa de cor cinza e tem autorização para uso emergencial.
Até o dia 19 de dezembro, mais 4,4 milhões de imunizantes devem chegar ao país, somando por volta de 8,9 milhões. A expectativa é de que a remessa programada para daqui a dois meses já seja adaptada para as mutações da ômicron BA.4 e BA.5.
A CBN Recife entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) de Pernambuco e, de acordo com a pasta, as doses não chegaram ao Estado pois passam ainda por protocolo de validação da carga e esquematização de distribuição para os 27 estados brasileiros, o que ainda pode levar alguns dias.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Ponto turístico de Petrolândia, Igreja submersa, pode desabar a qualquer momento
As águas do Rio São Francisco inundam construções que se tornaram...
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
Pela decisão, Anvisa terá 6 meses para regulamentar
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
PEC que propõe fim da escala 6x1 alcança assinaturas necessárias na Câmara
Proposta de Erika Hilton agora segue para análise na Comissão de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Advogado Nelson Wilians lança livro e encontra com advocacia da OAB do Agreste
O advogado é famoso na América Latina e seu escritório possui 29 filiais e...