Prefeita de Serra Talhada assina decreto de redução do próprio salário para enfrentar dificuldades financeiras
Objetivo da medida é de reduzir em até 30% os gastos com as despesas públicas no município.

Foto: Arquivo Pessoal
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), assinou um decreto que determina a redução do próprio salário, o vice-prefeito, Márcio Oliveira, os secretários municipais e executivos, os diretores de órgãos, além de cargas de confiança. A assinatura do documento ocorreu durante uma reunião com representantes municipais na segunda-feira (16).
Em publicação nas redes sociais, a prefeita justificou a medida como forma de enfrentar as dificuldades impostas com a queda do repasse do FPM e do ICMS. A prefeita disse ainda que a medida é temporária, mas fundamental para manter o bom funcionamento dos serviços públicos.
"Nosso objetivo é que a Prefeitura de Serra Talhada tenha condições de manter seus compromissos, honrando o salário dos servidores e o bom funcionamento da máquina pública. Sabemos que praticamente todas as cidades estão enfrentando problemas por conta do FPM e ICMS e precisamos adequar nossas despesas ", escreveu Márcia Conrado na publicação.
Outras medidas do decreto Afim de garantir a redução dos gastos, o decreto também determina uma série de outras ações:
- Proibição de horas extras;
- A gestão deve reduzir as despesas com pessoal, em pelo menos, em 20%, com suspensão de gratificações, cancelamento de contratos por interesse público excepcional, desde que não prejudique a continuidade dos serviços essenciais;
- Suspensão das concessões de diárias para a prefeita, o vice-prefeito, secretários e demais cargas em comissão, exceto para cobrir despesas com locomoção, alimentação e hospedagem para outro estado;
- Despesas com aquisição de material de consumo e outros serviços poderão ser incluídas nas medidas de contenção, restringindo-as ao mínimo indispensável ao seu bom funcionamento, evitando gastos desnecessários ou considerados adiáveis;
- Bloqueio de conexão de telefones fixos para telefones celulares, exceto em casos especiais;
- Todas as repartições públicas municipais terão horários de expediente reduzidos em 1 hora, exceto os serviços, ações e atividades que tenham horários definidos, como escolas.
Este conjunto de medidas visa garantir a redução de despesas e enfrentar as dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura. A prefeita Márcia Conrado afirma que é fundamental adequar as despesas para manter o funcionamento adequado dos serviços públicos.
A redução de influência afetará a prefeita, o vice-prefeito, os secretários municipais e executivos, os diretores de órgãos, além de cargas de confiança. O decreto também proíbe horas extras, suspende gratificações, cancela contratos por interesse público excepcional (desde que não prejudique a continuidade dos serviços essenciais) e suspende concessões de diárias, com exceção para cobrir despesas com locomoção, alimentação e hospedagem em outros estados. Além disso, haverá bloqueios de ligações de telefones fixos para celulares, exceto em casos exclusivos. Os horários de expediente em repartições públicas municipais serão reduzidos em 1 hora, com exceção dos serviços, ações e atividades que têm horários definidos, como escolas.
Essas medidas visam reduzir despesas e fazer face às dificuldades financeiras decorrentes da queda nos repasses de FPM e ICMS. A prefeita afirma que a medida é temporária e essencial para manter o funcionamento dos serviços públicos, garantindo o pagamento dos trabalhadores dos servidores e a continuidade das atividades do município. A assinatura do decreto ocorreu durante uma reunião com representantes municipais na última segunda-feira (16).
Este conjunto de medidas visa garantir a redução de despesas e enfrentar as dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura. A prefeita Márcia Conrado afirma que é fundamental adequar as despesas para manter o funcionamento adequado dos serviços públicos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Prefeito de Caruaru anuncia viagem internacional e vice-prefeita assume gestão interinamente
Vice-prefeita, Dayse Silva será a prefeita em exercício de 30 de março à...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Maioria do STF decide que multa por crime ambiental é imprescritível
Para Zanin, reparação de danos ao meio ambiente é direito fundamental
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Sobretaxas vão prejudicar os próprios Estados Unidos, diz Lula
Presidente criticou novas medidas protecionistas de Donald Trump
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Governo de Pernambuco pede autorização para adquirir empréstimo de R$ 1,5 bilhão
Recursos serão destinados à recuperação de rodovias pelo programa PE na...
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
STF tem maioria para tornar Bolsonaro 1° ex-presidente réu por golpe
Crime está previstos nos artigos 359-L do Código Penal
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Presidente convoca Japão a investir no Brasil e critica protecionismo
Lula defende acordo Japão-Mercosul e ataca negacionismo climático