Prazo para pagar Darf, Simples e Previdência acaba hoje
Guias emitidas em 31 de dezembro podem gerar multas
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Pessoas físicas e empresas devem estar atentas ao pagamento das obrigações tributárias. Acaba nesta segunda-feira (30) o prazo para a emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e da Guia da Previdência Social (GPS).
As guias emitidas nesta segunda-feira devem ser pagas hoje, último dia de atendimento ao público nas agências e de realização de operações bancárias. Os documentos emitidos em 31 de dezembro terão os vencimentos transferidos para 2025, o que pode gerar multas e irregularidades aos contribuintes.
A obrigação vale tanto para os pagamentos mensais correntes, como impostos, contribuições para a Previdência Social e guias do Simples Nacional e do microempreendedor individual (MEI), como para os contribuintes que renegociaram débitos com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Os pagamentos de transações tributárias – acordos especiais baseados na capacidade de pagamento do devedor – também vencem nesta segunda.
Horários reduzidos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (ano-novo), feriados nacionais, as compensações bancárias não serão efetivadas porque não há expediente bancário nessas datas, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Somente o Pix, que funciona 24 horas por dia, poderá ser feito normalmente.
O último dia útil do ano para atendimento presencial ao público - com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias - será nesta segunda-feira (30). Em 31 de dezembro, terça-feira, também não há expediente bancário, e as compensações bancárias não serão efetivadas.
Em relação às agências da PGFN, haverá expediente reduzido no dia 31. O devedor pode consultar, no Portal Regularize, os canais de atendimento e a possibilidade de falar com um servidor da PGFN nas agências regionais. Em 2 de janeiro, os bancos e as agências da Receita e da PGFN funcionarão normalmente para atendimento presencial onde não há feriado municipal.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/01/2025
Economia: ano fecha com alta do PIB, emprego recorde e juros altos
Dólar sobe cerca de 30% em 2024
- Por REDAÇÃO
- 02/01/2025
Entenda as mudanças na aposentadoria em 2025
Reforma da Previdência estabelece regras automáticas de transição
- Por REDAÇÃO
- 02/01/2025
Salário mínimo passa para R$ 1.518 a partir desta semana
Novo valor está de acordo com limites fixados pelo Congresso Nacional
- Por REDAÇÃO
- 01/01/2025
Venda de dólares pelo Banco Central pode reduzir dívida bruta
Venda de reservas internacionais reduz operações compromissadas e impacta...
- Por REDAÇÃO
- 01/01/2025
Haddad: não é verdade que estatais tiveram déficit recorde
Investimento às vezes aparece como déficit, mas não é, diz ministro
- Por REDAÇÃO
- 01/01/2025
Ouro registra maior valorização anual desde 2010
Desempenho reflete compras de bancos centrais e cenário econômico global