Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco registra mais de 65 mil contaminados pela Covid-19


Por: REDAÇÃO Portal

Estado totaliza 5.143 mortes pela doença

Estado totaliza 5.143 mortes pela doença
05/07/2020
    Compartilhe:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, neste domingo (05.07), 1.672 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 1.591 (95%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 81 (5%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 65.129 casos já confirmados, sendo 20.190 graves e 44.939 leves. Além disso, o boletim registra 44.568 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Desse total, 9.885 são de casos graves e 34.683 casos leves.

Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 179 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 27 óbitos (sendo 17 do sexo masculino e 10 do sexo feminino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Agrestina (1), Bezerros (1), Brejo da Madre de Deus (1), Caruaru (2), Cupira (1), Custódia (1), Exu (1), Igarassu (1), Itaquitinga (2), Jaboatão dos Guararapes (3), Lagoa do Carro (1), Paudalho (1), Recife (7), Salgueiro (1), Vertentes (1) e Vitória de Santo Antão (1), além de (1) óbito de paciente proveniente de outro Estado. Com isso, o Estado totaliza 5.143 mortes pela doença.

As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 30 de abril e 4 de julho. Do total, 21 mortes ocorreram neste mês de julho. As outras 5 ocorreram no mês passado, e apenas 1 em abril. Os pacientes tinham idades entre 25 e 91 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (2), 30 a 39 (1), 40 a 49 (1), 50 a 59 (1), 60 a 69 (9), 70 a 79 (5), 80 anos ou mais (8).

Dos 27 pacientes que vieram a óbito, 25 apresentavam comorbidades confirmadas: diabetes (12), doença cardiovascular (10), hipertensão (8), doença respiratória (5), doença renal (3), imunodeprimido (2), etilismo/histórico de etilismo (1), Histórico de AVC (1), doença neurológica (1), doença de Parkinson (1) e obesidade (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação pelos municípios.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 16.306 casos foram confirmados e 20.516 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.


NOVO CENTRO DE TESTAGEM - A partir desta segunda-feira (06.07), um novo posto avançado de testagem para Covid-19 começa a funcionar no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa). Com capacidade para realizar, inicialmente, uma média de cem coletas por dia, a unidade é a primeira voltada para atender todos os grupos definidos pelo Estado como prioritários para testagem do novo coronavírus.

Ou seja, além dos profissionais sintomáticos de saúde, segurança e sistema prisional, poderão fazer exames na unidade idosos e os trabalhadores sintomáticos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos; usuários e profissionais de residências terapêuticas, unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h; gestantes no pré-natal; e trabalhadores de serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.

“A ampliação da testagem é um dos pontos centrais do trabalho que temos desenvolvido em Pernambuco em relação ao nosso plano de convivência com a Covid-19, pois conhecer a situação da doença é fundamental para uma reabertura econômica mais segura. E esse é mais um passo nesse sentido, já que, em junho, havíamos ampliado o número de grupos prioritários para a testagem e precisávamos que nossa capacidade de coleta mantivesse essa tendência. Hoje, temos feito uma média de 10 mil exames por semana, um aumento considerável, já que em março, fazíamos uma média de 70 testes”, comenta o secretário de Saúde, André Longo.

Funcionando diariamente, das 7h às 15h, o novo centro avançado realiza dois tipos de exames: o RT-PCR, indicado para quem está com sintomas gripais até o sétimo dia do início do quadro, podendo, porém, ser estendido até o décimo dia, caso persistam os sintomas; e o teste rápido, para os casos em que o paciente esteja há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72h desde o desaparecimento dos sintomas.

Atualmente, estão em funcionamento três centros de testagens para Covid-19, sendo um voltado exclusivamente para coleta de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, localizado na própria sede da unidade, no Bongi. Os outros dois postos avançados, que passam a recebem casos suspeitos de todos os grupos prioritários, estão localizados no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) – instituição vinculada à Secretaria de Administração (SAD), no bairro da Boa Vista, área central do Recife –, e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no Complexo de Salgadinho, em Olinda.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook