Estado se destaca em infraestrutura e apresenta queda no pilar da solidez fiscal
Os estados do nordeste ficaram de fora das dez unidades federativas mais competitivas, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, indíce formulado pelo Centro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e Economist Intelligence Unit. No entanto, Pernambuco teve um pequeno avanço e conseguiu subir duas posições em relação ao ano de 2018, saindo do 20º para o 17º lugar pelas melhorias no pilar de infraestrutura, mas teve apresentou uma queda em Solidez Fiscal, saindo da 8º posição para a 23º.
Durante o programa CBN Recife, a presidente do Centro de Liderança Pública, Luana Tavares, destacou que o estado apresenta diversos desafios em relação ao potencial de mercado e, principalmente, no setor de solidez fiscal, que é um dos principais pilares e tem um peso maior diante da atual crise econômica que o país atravessa. “Os piores indicadores dentro dele são a capacidade de investimento do estado, que é muito baixa, cerca de 4%, e também o indicador de gasto com o pessoal, demonstra que o estado aloca quase 83% da receita corrente líquida em despesas com o pessoal, que é uma performance muito ruim”, explica Luana.
A presidente ressaltou que a 17ª colocação retrata uma visão positiva em infraestrutura, capital humano e eficiência da máquina pública. Além disso, ela afirmou que Pernambuco possui potencial de crescimento para melhoria do cenário. “Há sinais ainda de que o estado tem condições de crescer consistentemente, mas grandes desafios ainda em pilares que, no geral, no nosso país, tem um peso muito grande dada a atividade em todos os estados da federação”, pontua.
Confira outras informações na entrevista completa com Luana Tavares, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 24/10/2024
Caixa paga Bolsa Família a pessoas com NIS de final 4
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 678,46
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2024
Atividade econômica cai 0,2% em agosto, diz FGV
Números do Monitor PIB foram divulgados nesta terça-feira
- Por REDAÇÃO
- 11/10/2024
Pernambuco confirma novas mortes de fetos infectados pela Febre Oropouche
Estado contabiliza, até o momento, 156 casos da doença
- Por REDAÇÃO
- 01/10/2024
PE no campus abre inscrições para prorrogação de bolsa
Interessados podem se inscrever até 14 de outubro
- Por REDAÇÃO
- 05/09/2024
Estado divulga balanço do Pernambuco Meu País
Foram investidos R$ 30,5 milhões para realização do evento
- Por REDAÇÃO
- 02/09/2024
Polícia começa a coletar depoimentos das testemunhas do desabamento do Santuário
O laudo pericial deve ficar pronto em até 30 dias