A proposta realiza diversas modificações na proposta de reforma, o que ocasiona na desaprovação por parte de alguns parlamentares
Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Com a aprovação da PEC paralela pelo senado nesta terça-feira (19), os deputado federais vão ser obrigados a retornar à discussão da reforma da previdência. A proposta realiza uma alteração na Previdência que aumenta o pagamento para quem se aposentar até 2024. Caso a alteração seja aprovada na Câmara, o cálculo da aposentadoria nos próximos cinco anos vai desconsiderar os piores salários do trabalhador, rebaixando a média final. O custo do regime previdenciário para o tesouro estadual é de pouco mais de R$ 2,6 bilhões.
Em entrevista ao CBN Total, o deputado federal André de Paula (PSD), comentou que antes era a favor da reforma, mas que as modificações, no seu entender, não foram positivas.” Para nossa surpresa eles não apenas incluíram estados e municípios, o que era correto, mas eles mudaram a PEC, fragilizaram a gestão. Há duas semanas nós tivemos uma solenidade no plenário do Senado para sancionar a reforma da previdência, e uma semana depois vários avanços foram destruídos”, afirmou. Já para o deputado Daniel Coelho (Cidadania), a PEC paralela não demonstra perigo ao país.” Ela é inofensiva no sentido de que a constituição já estabelece que estados e municípios tem que fazer reforma. Eu espero que os estados não fiquem aguardando esse debate, que pode demorar. A Câmara tem como obrigação realizar a discussão, agora ela aprovada ou não continua da mesma forma que está estabelecido na constituição de 88”,afirmou. Segundo o Carlos Veras (PT), o plano prejudica os servidores, ocasionando na retirada de diversos direitos dos trabalhadores.” O todo da PEC é muito ruim, ataca diretamente os direitos dos servidores. Aqui no Congresso vamos atuar com muita firmeza para derrubar essa proposta, como atuamos em cima da PEC 06. Infelizmente o governo Bolsonaro é só ataque para os direitos trabalhistas”, disse.
Confira a entrevista completa dos deputados para o programa CBN Total desta quinta-feira (21).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
PEC 6 por 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor
Constatação é da pesquisa realizada pela Nexus
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
Aumento de cotas em concurso público tramitará em regime de urgência
Texto foi aprovado na Câmara por 272 votos favoráveis e140 contrários
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2024
Raquel Lyra se reúne com o BNDES no Rio de Janeiro para atrair investimentos para Pernambuco
No Rio de Janeiro, Raquel Lyra busca parcerias com o BNDES para impulsionar...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
CNJ faz mutirão para tribunais avaliarem 500 mil processos penais
Cerca de 65% deles são relativos a concessão de indultos de Natal
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2024
Governo firma parceria com Porto Digital para exploração de IA
Objetivo é desenvolver 50 projetos de inovação até 2029
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2024
Comissão de Educação aprova projeto que proíbe celular em escolas
Medida vale para instituições públicas e particulares