Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Paulo Câmara reforça pleito dos governadores à ONU por mais vacinas contra a Covid-19


Por: REDAÇÃO Portal

Por videoconferência, Fórum de Governadores do Brasil expôs cenário nacional da pandemia para organizações internacionais

Por videoconferência, Fórum de Governadores do Brasil expôs cenário nacional da pandemia para organizações internacionais

Foto: Heudes Regis/SEI

19/04/2021
    Compartilhe:

O governador Paulo Câmara participou, nesta sexta-feira (16), de reunião online do Fórum de Governadores do Brasil com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O grupo solicitou auxílio na viabilização de mais vacinas, com o intuito de acelerar o processo de imunização no País e deter a disseminação da doença, e pleiteou assistência das entidades para a aquisição de insumos hospitalares. Participaram do encontro a secretária-geral adjunta da ONU, Amina J. Mohammed, e o conselheiro sênior do diretor-geral da OMS, Bruce Aylward.

A fim de evitar a interrupção da vacinação com a primeira dose da Coronavac, os governadores pediram esforços das entidades para mediação das negociações entre o Brasil e a China, visando antecipar a entrega dos insumos farmacêuticos necessários, ainda neste mês de abril. Foi colocada a necessidade de 10 milhões de doses, quantidade que garantiria ainda a aplicação das segundas doses. Os gestores também solicitaram apoio para viabilizar a importação da AstraZeneca/Coréia, na quantidade acordada por meio do consórcio global Covax Facility, sendo cinco milhões de doses em abril e 3,1 milhões em maio.

Outro pleito apresentado pelo Fórum na reunião foi um apoio para garantir o cumprimento do contrato firmado entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a AstraZeneca/Oxford, a fim de viabilizar a entrega da quantidade de matéria-prima necessária à produção de 15 milhões de doses de vacinas, considerando que foram entregues somente quatro milhões até fevereiro. Além disso, os governadores apresentaram a proposta de iniciar uma mediação com os Estados Unidos para adquirir cerca de 10 milhões de doses do estoque do imunizante da AstraZeneca/EUA que não está destinado para utilização imediata. 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook