
Objetivo é de identificar bolsões de extrema miséria e desenvolver ações

Secretários e representantes estaduais de Assistência Social do Nordeste se reuniram, na última quarta-feira (06), para consolidar o projeto do Pacto Social do Nordeste, proposta que busca desenvolver ações de redução da pobreza e desigualdade social, a partir de uma articulação do desenvolvimento econômico e social sustentável da Região. O documento foi entregue ao governador Paulo Câmara pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, acompanhado da ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e representantes dos estados da Paraíba, Ceará, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Norte.
Em entrevista ao programa CBN Recife, Sileno Guedes, explicou que a partir desse fórum criado com os secretários, serão identificadas as demandas regionais específicas e feitos levantamentos de diagnósticos. “Existe um cadastro único que aponta e identifica exatamente onde estão esses bolsões de extrema pobreza para que a gente possa, a partir daí, identificar oportunidades de ações sociais que possam ser implementadas nessas localidades ou voltadas exclusivamente para esse público”, destaca o secretário.
Ele ainda ressaltou que a ideia do colegiado é de reunir todas as ações feitas pelos governos estaduais e focar nas regiões onde a pobreza é mais acentuada. “A gente pretende, já para a próxima reunião dos governadores, que vai acontecer no dia 6 de dezembro, apresentar uma proposta aos governadores para que cada estado possa desenvolver um conjunto de ações voltadas para esse público. Isso pode acontecer de forma integrada em todos os estados ou pode acontecer de maneira isolada por estado”, pontua.
Confira a entrevista completa com Sileno Guedes, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/03/2025
Brasil conta com 119 povos em isolamento, diz novo livro do Cimi
Publicação traz dados sobre os chamados "povos livres"
- Por REDAÇÃO
- 09/01/2025
Moraes diz que plataformas continuarão no Brasil se respeitarem a lei
Para Gilmar Mendes, 8 de janeiro foi incitado nas redes sociais
- Por REDAÇÃO
- 13/12/2024
Amazônia tem diversidade empobrecida por incêndios florestais
Bioma está virando floresta secundária, com menos estoque de carbono
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2024
Brasil tem 95 milhões de hectares à espera de ações de restauração
Dados são do 3º Panorama do Código Florestal, da UFMG
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012
Índice ficou em 6,2% no trimestre encerrado em outubro
- Por REDAÇÃO
- 25/11/2024
Produção sustentável de bioplástico exige gestão cuidadosa de resíduos
Pesquisa avalia cenário de produção sem impacto ambiental