
Municípios definem ações contra incidentes com tubarão em Pernambuco
Além de ações de monitoramento, o Governo de Pernambuco lançou campanha de preservação à imagem das vítimas

Foto: Reprodução/Janaína Pepeu/Secom
Os Prefeitos dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), em reunião com a governadora Raquel Lyra (PSDB), definiram ações coletivas com o intuito de conter os incidentes com tubarões em Pernambuco.
O encontro aconteceu na tarde de terça, 07, após o Estado assinar, na manhã do mesmo dia, um protocolo de intenções com as Universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituições que pesquisam, há mais de 40 anos, o comportamento do animal marinho.
Entre as ações que serão postas em prática estão a retomada do monitoramento das praias, bem como dos animais marinhos. Os gestores adotarão ações educativas a partir deste final de semana, como afirmou o prefeito do Recife, João Campos, pontuando também que estas ações emergenciais não são para causar um estado geral de pânico na população.
Em Jaboatão dos Guararapes, onde ocorreram os dois mais recentes incidentes, será criado um grupo específico de guardas municipais para atuação nas praias. Jaboatão foi a cidade da Região Metropolitana que mais concentrou ocorrências de vítimas de tubarão nos últimos 5 anos: seis dos sete incidentes foram no referido município, e um, no município de Olinda.
Entre outras medidas que deverão ser adotadas em Pernambuco, está a recomposição do quadro do Corpo de Bombeiros, e um reforço nas indicações das áreas, após novo mapeamento, que são proibidas para banho.
O Governo de Pernambuco aproveitou o momento, ainda, para lançar uma campanha de preservação à imagem das vítimas. Nos últimos dias, fotos e vídeos circularam nas redes sociais mostrando as lesões causadas por mordidas de tubarão e principalmente, a dor, daquelas pessoas.
Além disso, as vítimas dos últimos dois dias foram adolescentes de 14 e 15 anos, que têm, previsto em lei, o direito de ter suas imagens preservadas, conforme o artigo 17º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A Gestão Estadual pede para que não sejam “divulgadas ou compartilhadas fotos e vídeos destes incidentes, a fim de preservar as vítimas que agora, mais do que nunca, precisam de proteção e cuidado”.
Para esta quinta-feira, 09, está marcada uma reunião para a estruturação de um novo Cemit, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões. Estarão presentes representantes do Governo e dos institutos federais de ensino em Pernambuco.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Prefeito de Caruaru anuncia viagem internacional e vice-prefeita assume gestão interinamente
Vice-prefeita, Dayse Silva será a prefeita em exercício de 30 de março à...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Maioria do STF decide que multa por crime ambiental é imprescritível
Para Zanin, reparação de danos ao meio ambiente é direito fundamental
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2025
Sobretaxas vão prejudicar os próprios Estados Unidos, diz Lula
Presidente criticou novas medidas protecionistas de Donald Trump
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Governo de Pernambuco pede autorização para adquirir empréstimo de R$ 1,5 bilhão
Recursos serão destinados à recuperação de rodovias pelo programa PE na...
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
STF tem maioria para tornar Bolsonaro 1° ex-presidente réu por golpe
Crime está previstos nos artigos 359-L do Código Penal
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Presidente convoca Japão a investir no Brasil e critica protecionismo
Lula defende acordo Japão-Mercosul e ataca negacionismo climático